Marcando presença em 24 cidades brasileiras, a banda de metal paulista Project46 reúne os amigos dos Electric Mob e Odeon em algumas delas para compor a festa e escrever mais um capítulo da história do metal nacional com a “Terra de Ninguém Tour”, antes do ano acabar.
Em Curitiba, o 46FEST realizou-se no CWB Hall na última sexta-feira (03/11) e contou com a presença e representatividade do cenário metal regional das bandas Blackning (SP), Kryour (SP), Odeon (RJ), Electric Mob (PR) e, claro, os grandes idealizadores e donos do festerê: Project46 (SP).
A primeira apresentação que deu o start na festa, sem dó nem piedade, foi da banda de thrash metal do interior de São Paulo, Blackning. Com fortes influências das mais relevantes bandas do gênero, o grupo mostrou seu som visceral logo de cara, impressionando a todos que estavam acompanhando o início da noite. Formada em 2014, apresentaram riffs muito marcantes e velozes, vocal pesado e dilacerador, mostrando que o metal extremo brasileiro está mais vivo do que nunca.
Para dar continuidade à comemoração, Kryor (SP) foi a segunda banda a se apresentar e entregou uma pancada de melodic death metal de muita qualidade. Com sua experiência desde 2014 em diversos palcos pelo país e até mesmo tendo sido convidada a abrir para Symphony X em Limeira, SP (2019), o grupo não economizou no som pesado e mostrou toda sua autenticidade dentro do estilo.
E quem disse que metal não combina com outros estilos musicais e até mesmo ritmos brasileiros?
Essa é a proposta dos convidados dos donos da festa que, a princípio para quem nunca ouviu falar, não prometeu nada mas entregou tudo e mais um pouco: a Odeon, formada em 2020, chegou direto do Rio de Janeiro para mostrar aos curitibanos como se faz um metal diferenciado e cheio de malemolência.
Com suas referências desde R&B, pop, funk até o metalcore, a banda ganhou a admiração até mesmo dos metaleiros raiz que estavam ali somente pelo headliner da noite. Aqueles que surpreenderam-se com a banda anterior, puderam presenciar na sequência a potência do rock autoral curitibano dos piás da Electric Mob, executando seus mais novos sucessos do álbum lançado no primeiro semestre de 2023, a banda “derrubou até os rebocos da parede“, como disse o vocalista Renan Zonta durante a apresentação.
Com sua identidade sonora incomparável e som potente desde 2016 conquistando fãs pelo Brasil e pelo mundo, os fãs foram à loucura com essa boa dose de adrenalina sonora que a banda entregou. Literalmente de cair os butiá do bolso o show desses caras! Depois de todo o “esquenta”, veio a cereja do bolo da festa: a aula de metal do Project46.
Banda em atividade desde 2008, a festa encerrou com um show poderoso, incendiando o CWB Hall da forma mais incrível possível. O som marcado pela bateria pesada, guitarras rápidas e com riffs únicos, além, é claro, do vocal extremamente surpreendente e dilacerador de MacBeserra que colocou tudo abaixo, nesta noite de festa.
A banda mostrou mais uma vez o peso do metal autoral nacional com suas fortes influências em nu metal e hardcore, conquistando cada vez mais espaço em diversas cidades pelo país.
O Project46 está na reta final da sua turnê pelo Brasil com seus colegas de palco, deixando seu registro pelas últimas cidades e conquistando cada vez mais fãs, além de marcar também a saída do guitarrista Jean Patton do grupo. Confira as cidades que a turnê ainda passará:
Acompanhe o trabalho das bandas que representam os diversos gêneros de metal autoral nacional em suas redes sociais:
Project46: https://www.instagram.com/project46_oficial/
Electric Mob: https://www.instagram.com/electricmob/
Odeon: https://www.instagram.com/odeonsounds/
Kryour: https://www.instagram.com/kryour/
Blackning: https://www.instagram.com/blackning_/
Resenha por Amanda Misturini
Fotos por Jayson Bauer