A Heineken está sempre surpreendendo seus consumidores, e, também, os seus colaboradores. Dessa vez, a surpresa fica por conta da Licença PETernidade.
Durante a pandemia, o número de animais abandonados bateu recorde no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros abandonados hoje no país.
Tendo isso em vista, a marca de cerveja Lagunitas – que desde o nascimento da cervejaria, na Califórnia, apresenta a causa cachorreira como um de seus principais pilares – motivou a implementação da Licença “PETernidade”, em todo o Grupo Heineken, para incentivar que seus colaboradores adotem animais de estimação.
Com isso, todos os colaboradores da empresa que realizarem a adoção de qualquer pet nas instituições parceiras da companhia, terão direito a dois dias de licença para se adaptarem à rotina, assim como o novo integrante da família que também precisa de maior atenção nos primeiros dias vivendo num novo lar.
“Sabemos que ser adotado e mudar de lar transforma a vida de um animal, assim como é um momento de grande felicidade para as famílias. Afinal, os pets se tornam uma companhia para todos os momentos, inclusive durante o trabalho remoto. Por isso, acreditamos que a licença ‘PETernidade’ tem tudo a ver com o que o estamos construindo em relação ao bem-estar dos nossos colaboradores, mas também dos pets recém-adotados que viverão uma grande mudança e estarão em fase de criar vínculo e confiança com seus tutores. Queremos que eles, colaboradores e pets, se sintam acolhidos nesse passo tão especial que é adotar um novo bichinho.”, comenta Raquel Zagui, VP de Recursos Humanos do Grupo Heineken Brasil.
Além da licença de dois dias, os novos tutores também ganharão descontos em plano de saúde para seus animais de estimação, que contempla coberturas de rede credenciada e reembolso em vários procedimentos veterinários.
Esse benefício será estendido a todos os colaboradores do Grupo Heineken que possuem animais de estimação.
Lagunitas tem uma forte responsabilidade social com os animais abandonados, em especial com os cachorros, desde a sua fundação na Califórnia.
Esse tema também é um dos principais pilares de trabalho da marca no Brasil, que resultou em diversas ações para a causa no país, além da criação de parcerias com ONGs ligadas à proteção animal, com o intuito de apoiar os animais que precisam de um novo lar ou de mais recursos dentro dessas instituições.
“Estamos muito felizes e empolgados de expandir o tema da adoção de animais para todo o Grupo Heineken. Esse é um trabalho perene de Lagunitas e que agora terá a participação de todos os colaboradores do Grupo, que poderão aproveitar dois dias para se adaptarem à rotina, de ter um novo integrante na família, e curtir a experiência incrível que é adotar um pet.”, comenta Lucas Pires Barbosa, Gerente de Marketing de Lagunitas no Brasil.
Lagunitas e o universo cachorreiro no Brasil
Para Lagunitas, o universo cachorreiro é muito mais sobre causa do que sobre vantagem competitiva. A preocupação da marca está na proteção, conscientização e apoio aos animais, não no que podemos ganhar com isso.
Desde a sua chegada ao Brasil, em setembro de 2019, a Lagunitas desenvolveu seu pilar global de apoio à causa cachorreira.
A primeira iniciativa foi o “Pataluma Dog Studio”, que ocorreu dentro do Lagunitas Pop-up Taproom no Largo da Batata, em que cachorros disponíveis para adoção das ONGs Natureza em Forma e Amigos de São Francisco foram protagonistas de um ensaio fotográfico.
Já no primeiro semestre de 2020, no início da pandemia, a cervejaria lançou duas ações em apoio a estas duas organizações e outros estabelecimentos parceiros.
A primeira iniciativa revertia compras de Lagunitas nos bares e estabelecimentos recém-fechados em 1 kg de ração; ao todo foram doadas mais de 2 toneladas de alimento.
Na segunda iniciativa, chamada Donate the Logo, a cervejaria substituiu seu rótulo por fotos de cães disponíveis para adoção, fazendo com que o recorde mensal de adoções na Amigos de São Francisco fosse batido e que a Natureza em Forma retomasse os números de adoções no período de pré-pandemia, em que era possível realizar eventos e feiras.
E, claro, não podemos deixar de falar da iniciativa “Onde está meu dog?” que promoveu o reencontro entre cães desaparecidos e seus tutores no ano passado, com a publicação e divulgação gratuita de fotos de cachorros perdidos nas redes da marca, além de OOH da cidade de São Paulo.