Marcado para acontecer no dia 26 de julho, no Fairmont Copacabana, Rio de Janeiro, o LGBT+ Turismo Expo contará com um mix de debates focados em temas atuais, workshops de capacitação e estratégias de marketing para atração do viajante LGBT+.
Idealizado pelo executivo Alex Bernardes, o encontro tem expectativa de receber 450 participantes, 20% a mais que em 2019, última edição 100% presencial.
A ida do evento para o Rio de Janeiro em 2022, com a apresentação da Setur-RJ e TurisRio, insere ainda mais o encontro no contexto de atração do viajante LGBT+, já que a cidade e suas praias são atrativos conhecidos e apreciados mundo afora.
“O Rio de Janeiro é porta de entrada para o turista LGBT no Brasil, mas a cidade nunca tinha feito um grande evento de profissionalização para a cadeia de atendimento. Isso nos aproximou da Setur e o desenrolar das conversas culminou na mudança de cidade.”, revela Bernardes.
“A LGBT+ Turismo Expo que está vindo para o Rio de Janeiro mostra a força e a importância do turismo LGBT+. Esta é uma das marcas do Rio de Janeiro e reforça o compromisso do nosso destino com o bem receber das pessoas, o bem receber da diversidade. Os cariocas abraçam todos os seus visitantes, com todas suas características, diversidades, culturas, gente do mundo inteiro e o evento reforça essa nossa vocação para o estado do Rio de Janeiro.”, celebrou Sávio Neves, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Além da área principal, uma segunda sala será dedicada a sessões educacionais focadas em boas práticas no atendimento e voltadas a hoteleiros, profissionais que atuam com receptivo, guias de turismo e colaboradores de restaurantes e bares, entre outros.
O conteúdo técnico e a divulgação de dados relacionados ao mercado somam-se à palestra especial focada em estratégias para atração desse perfil de viajante e à criação de uma área de exposição com cerca de 35 destinos, empresas e marcas de peso que já atuam no mercado LGBT+.
Players confirmados
A edição 2022 do LGBT+ Turismo Expo já conta com players de peso do mercado de turismo. Um deles é a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que, neste ano, tem a cota Master de patrocínio.
“A equipe está muito feliz com o apoio à LGBT+ Turismo Expo porque entendemos a importância deste segmento para o nosso mercado e para o Brasil. Sabemos a importância de nos posicionar como destino friendly e estamos preparados para isso, pois estamos trabalhando o nosso trade há alguns anos sobre esse tema.”, destacou Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
“Temos certeza que será um belo evento, com o Mato Grosso do Sul tendo destaque para que o número de turistas cresça cada vez mais e que todos venham conhecer as belezas de nosso Estado.”, completa Wendling.
Outro player importante que se junta ao evento é Portugal. O destino tem investido em campanhas para atração do turista LGBT+.
Para além disto, a cidade do Porto receberá, no início de julho, o primeiro festival de música LGBTQIA+, o LGBT+ Music Festival.
“Além de ser um dos melhores destinos turísticos do mundo, Portugal é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar cor da pele, religião, país e cultura de origem, gênero ou orientação sexual. Nos destacamos pelo caráter afável e humanista do nosso povo. Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição se mantém: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos e respeitar todas as diferenças.”, reforçou Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal para o Brasil.
LGBT+ Brasil Famtour
A parceria com a Setur-RJ e TurisRio trouxe outra importante novidade para o encontro. Pela primeira vez, o evento terá uma viagem de familiarização com agentes e operadores internacionais pelo Estado do Rio de Janeiro.
O público-alvo é formado por profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que já atuam no segmento e terão a oportunidade de conhecer novos destinos e produtos turísticos para criar pacotes que expandem a visitação para além da Cidade Maravilhosa.
Durante uma semana, o grupo irá visitar os principais destinos turísticos do estado fluminense, incluindo Angra dos Reis, Búzios e Paraty.
O pré-requisito para participação é que o profissional seja membro da IGLTA, o que garante o compromisso com o segmento.
Mais informações aqui.