O helicóptero está sendo cada vez mais utilizado para apreciar as imponentes Cordilheira dos Andes; para ver de cima as Cataratas do Iguaçu; para ter uma vista panorâmica de cidades icônicas como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Santiago, CDMX ou Medellín; para sobrevoar Ushuaia e apreciar as montanhas da Terra do Fogo; para analisar do céu as Linhas de Nazca no Peru, ou, simplesmente, para chegar mais rapidamente a destinos turísticos e tirar o máximo proveito das suas férias.
Um dos modelos mais populares na região para este segmento é o Airbus Helicopters H130, o único monomotor que tem uma pegada acústica abaixo dos requisitos mais rigorosos do Parque Nacional do Grand Canyon, nos EUA.
O H130 pode transportar até sete passageiros, com os bancos virados para a frente e desfruta de grande visibilidade exterior, ar-condicionado de última geração, cockpit digital e vários sistemas integrados que permitem ao piloto ter mais visão e controle que facilitam o trabalho.
O helicóptero também está disponível em versão VIP, chamada ACH130, que se tornou um dos modelos mais procurados e cuja edição limitada Aston Martin esgotou rapidamente.
Segundo a Airbus, o interesse por estes produtos tem crescido em parte como um efeito da pandemia. Os passageiros têm procurado formas de se locomover não apenas em que se sintam seguros e tenham uma experiência mais exclusiva, mas que também permita chegar mais rapidamente aos destinos.
Na Argentina, por exemplo, o número de voos privados em 2021 em comparação com o ano anterior cresceu 80%, e aumentou seis vezes em comparação com 2019.
Esta tendência ascendente também se observa em outros países da região, onde várias empresas registaram um aumento nas vendas.
Em 2021, o México encerrou o ano com 31 milhões de turistas internacionais. De acordo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o turismo é uma das indústrias chave para a recuperação da economia da região.
Neste contexto, o mercado de helicópteros brasileiro também está crescendo. O Brasil é o segundo mercado mais importante para helicópteros executivos, sendo São Paulo a cidade com os helicópteros executivos mais registrados no mundo.
Embora nem todos sejam utilizados para turismo ou lazer, as empresas que prestam serviços de transporte aéreo têm visto um aumento de oportunidades, uma vez que muitas delas já têm o quadro de pessoal e as rotas aéreas mapeadas.
Outro modelo do fabricante europeu que ganhou força na região é o H145, que agora apresenta uma edição melhorada de cinco pás.
Este helicóptero se destaca pela versatilidade, velocidade e desempenho, o que lhe confere a capacidade de decolar e pousar a 20 mil pés e o torna a escolha adequada para destinos na Cordilheira dos Andes.
Sua adequação às condições da região pode agora ser combinada com o design de luxo no ACH145 Mercedes-Benz Style Edition, cujo interior foi desenhado pela marca de automóveis e possui 26 exemplares existentes.
A América Latina é promissora para estes produtos no mercado do luxo. Este ano, durante a feira Fidae, no Chile, a Airbus revelou que dois clientes brasileiros fizeram a primeira encomenda do pacote ACH160 com Lounge para o seu interior.
Fotos: Divulgação/Airbus.