Tom Chaplin, vocalista da banda inglesa Keane, acaba de anunciar o lançamento de seu novo álbum, “Midpoint”, primeiro trabalho em parceria com a BMG.
Produzido por Ethan Johns, o disco conta com treze faixas inéditas e será disponibilizado no dia 2 de setembro, nas plataformas digitais e na versão física (CD).
Aos 43 anos, Tom Chaplin agora se encontra em equilíbrio. Ou, na verdade, em um ponto médio. Junto com o anúncio, o artista divulgou a faixa-título do álbum: em “Midpoint”, a voz de Tom se eleva, pintando a imagem de um homem que está confuso com os pensamentos de sua meia-idade.
Esses sentimentos são lindamente capturados em um curta dirigido porLucy Bridger e estrelado por Niamh Cusack.
Tom começou a escrever as novas músicas há dois anos, quando a Cause and Effect Tour, de 2019, do Keane foi abruptamente interrompida pela pandemia.
As músicas, todas baseadas em reflexão e imaginação, foram gravadas em seis semanas no Real World Studios, de Peter Gabriel em, Bath; e no The Church, de Paul Epworth no norte de Londres.
“Eu fiquei tipo, uau, isso é nu em comparação com o que estou acostumado.”, conta Tom. “Foi assustador porque com os discos do Keane há muitas camadas para engrossar as coisas e preencher os espaços. Mas este é um registro escasso.”, completa o cantor.
E ainda melhor por isso, deixando a linguagem e os vocais atingirem novas alturas maravilhosas. É melancólico, reflexivo e totalmente envolvente.
Chegando quando Tom entra na meia-idade, “Midpoint” é diferente de tudo. “Há espaço para algo sutil que explora uma parte da vida pela qual todo mundo passa.”, explica.
“Se eu conseguir passar um pouco disso e isso ressoar com alguma coisa que as pessoas estão sentindo em suas vidas – bem, eu ficaria mais do que feliz com isso.”, finaliza o artista.
Foto da capa: Derek Hudson.