Praga teve o melhor desempenho em termos de eventos de associação planejados (5º lugar), o que significa que se os critérios dos rankings anteriores da Icca de acordo com o número de eventos confirmados para Praga fossem mantidos, a Capital tcheca estaria classificada entre os cinco principais destinos de congressos no mundo.
A pandemia do Covid-19 afetou quase todos os destinos de reunião do mundo, em diferentes graus. Este ano, a International Congress & Convention Association (Icca) inovou seu ranking atual dos destinos de reuniões mais populares e criou um novo Destination Performance Index (DPI) baseado em vários conjuntos de dados.
Em um contexto internacional, avalia os destinos considerando o número de eventos de associação planejados, realizados , virtuais e híbridos e o nível de virtualização dele derivado (prontidão para transformar um evento real em um virtual ou híbrido).
Outro critério de avaliação é também a implementação de eventos planejados (a capacidade de realizar eventos planejados, tanto os que ocorrem na vida real no destino – os chamados eventos presenciais, quanto os híbridos ou totalmente virtuais).
A Capital tcheca também obteve sucesso no ranking de virtualização, onde ficou em 6º lugar. “O encontro com Praga e prestadores de serviços individuais foi muito flexível desde o início da pandemia e rapidamente se adaptou à situação com uma ampla gama de serviços que permitem a participação on-line de delegados e transmissão ao vivo de eventos do ambiente de estúdio virtual.
Posteriormente, o Prague Convention Bureau tornou-se membro cofundador da Hybrid City Alliance, um grupo de destinos de diferentes partes do mundo, cujo principal objetivo na época era apoiar eventos híbridos.
“Com essa etapa, conseguimos ajudar efetivamente os organizadores de eventos que precisavam transformar totalmente, ou pelo menos parcialmente, seus eventos em ambiente digital.”, explica Roman Muška, diretor do Prague Convention Bureau, uma organização que representa oficialmente a indústria de reuniões de Praga.
Eventos virtuais e participação remota de delegados em eventos híbridos trazem benefícios econômicos significativamente menores aos destinos do que quando os delegados participam do evento pessoalmente.
No ranking geral, Praga ficou em 7º lugar no Destination Performance Index, com Viena em primeiro lugar, seguida de Lisboa e Atenas.
Cidades não europeias como Cingapura, Seul e Montreal também tiveram um desempenho muito bom. O último relatório da International Congress Association – Icca pode ser solicitado aqui.
De acordo com dados do Prague Convention Bureau (PCB) e do Czech Statistical Office (CZSO), um total de 1.220 eventos foram realizados em Praga em 2021, 2,9% a menos que em 2020.
O site do Convention possui um buscador de venues bastante interessante, além de informação sobre prestadores de serviços e atrações.
Veja aqui alguns atrativos e motivos para visitar Praga.
Fotos: iStock.