Ser sustentável não é apenas reciclar o lixo em casa. Esse conceito vai muito além disso, principalmente quando o assunto é turismo.
O turismo é essencial para movimentar a economia de uma região, pois os visitantes se hospedam, se alimentam e buscam conhecer a cultura local.
Fazer tudo isso de uma forma consciente é a principal ideia de praticar um turismo sustentável.
Descansar, se desligar dos problemas e curtir sem preocupação os dias de descanso são o grande objetivo de todas as férias, não é mesmo?
Porém, engana-se quem pensa que férias não combina com responsabilidade. Ter uma atitude responsável durante a viagem é fundamental para que os que os destinos se mantenham vivos e aptos a receber mais turistas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre um turismo sustentável:
- Respeite a cultura e as comunidades locais
Além de conhecer as belezas do destino escolhido, você terá o prazer de ser inserido na cultura local.
Aproveite para conhecer as diferenças e ouvir histórias que poderão ser agregadas a sua vivência e seu conhecimento sobre a região.
Se preferir, procure um guia local ou ponto de turismo para se informar sobre as atrações.
- Cuidado com a hospedagem
Ficar hospedado em frente à praia é lindo, certo? Pode até ser que sim, porém, em muitos casos, essas construções podem ter sido realizadas de maneira prejudicial ao meio ambiente, e, o que era para ser sustentável, acaba se tornando uma atitude incorreta.
Portanto, evite hospedar-se em estabelecimentos como beiras de rios, lagos, praias, topos de morros, restingas e manguezais ou outros ecossistemas frágeis.
Procure lugares próximos aos locais que deseja conhecer, pois você poderá economizar em transporte e reduzir a emissão de poluentes.
- Atenção aos passeios
Quando estamos de passagem por um local, preservá-lo acaba se tornando nossa responsabilidade. Por isso, muito cuidado com os resíduos que você gera quando visita determinados ambientes.
Se estiver em uma trilha, praia ou outro lugar onde não houver coleta de lixo, leve um saquinho para carregar os seus resíduos e destiná-los a um local correto, sem poluir o meio ambiente.
- Cuide do local
Ao fazer passeios em áreas ambientais, não retire plantas e animais, pois isso pode prejudicar o ecossistema e atrapalhar a rotina dos habitantes locais. Foque-se em tirar boas fotos e encantar-se com a beleza do lugar.
- Valorize o trabalho local
Ao levar qualquer tipo de lembrancinha para casa, valorize o trabalho de artesãos locais, que mantêm a cultura regional viva e usam o dinheiro em prol de suas famílias.
Entretanto, fique atento ao material usado e não compre um souvenir que possa ter causado dano à natureza, sejam plantas, árvores ou animais.
- Nada de desperdício de água ou energia
Procure controlar os gastos com água e energia no local que estiver hospedado. Lembre-se de que a água é um bem precioso e que a produção de energia sempre tem um impacto no meio ambiente.
Você pode evitar a troca desnecessária de roupa de cama e toalhas, evitando assim o desperdício de água e energia.
Não esqueça de, sempre que sair do ambiente, desligar a luz e todos os equipamentos que estiveram ligados.
- Transporte consciente
Se o trajeto permitir, faça os passeios a pé ou de bicicleta, pois dessa forma não há emissão de gases poluentes. Procure planejar o roteiro da viagem de uma forma que não gaste combustível à toa.
Se não houver uma solução, junte alguns amigos e dividam um carro, pois assim a quantidade de veículos na rua será menor.
Porém, prefira, sempre que possível, o transporte público como forma de locomoção.
- Atenção para as malas
Seja seletivo na hora de separar as roupas e montar a sua mala. Escolha roupas versáteis, que podem ser utilizadas em diversas situações. Isso facilita o deslocamento e pode ajudar a diminuir os gastos com transporte e também economiza energia na lavagem.
- Escolha empresas com compromissos socioambientais
Se for viajar por meio de uma agência de viagem, escolha uma que tenha comprometimento em preservar a natureza e a cultura local. Isso vale para tudo: hotéis, pousadas, campings e afins.
- Tenha sua própria garrafa de água
Ao invés de comprar diversas garrafinhas de água de plástico, opte por comprar uma garrafa térmica e ir completando com bebedouros e locais que ofereçam o líquido de maneira gratuita.
Além de você economizar nos gastos, evita o descarte de materiais plásticos no meio ambiente.
Seguindo essas dicas, suas férias, além de muito proveitosas, serão conscientes e você poderá desfrutar de momentos incríveis, além de conhecer lugares e costumes locais de maneira mais intensa.
Fonte: KNN.