Foi em um 24 de agosto, assim como hoje, que Zé Carioca foi oficialmente apresentado, em 1942, no Rio de Janeiro.
O personagem apareceu no filme Alô Amigos, que apresentava Zé Carioca recebendo Pato Donald durante sua viagem ao Brasil.
Inspirado no povo brasileiro, o personagem foi das telonas para os quadrinhos, nos quais aparecia vivendo nos morros do Rio de Janeiro, comendo feijoada e jogando futebol.
Em outubro do mesmo ano, Zé Carioca foi parar nos jornais americanos, que passaram a publicar suas histórias aos domingos.
Para marcar oito décadas do personagem, a Disney fará algumas ações durante os próximos 12 meses. A primeira delas é o lançamento da música Os Zés do Brasil em homenagem ao personagem, previsto para o começo de setembro, composta por Leandro Lehart e cantada por Xande de Pilares.
Outra aposta da Disney são as lançadas coleções temáticas de produtos licenciados de marcas como Água de Coco, Renner, Farm, Colorama, Pernambucanas e Havaianas, entre outras.
Conteúdos especiais, filtros e stickers também estarão disponíveis nas redes sociais da Disney Brasil, além de novas histórias em quadrinhos e o livro O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia.
Os quadrinhos de Zé Carioca começaram a ser publicados no Brasil na revista O Globo Juvenil, em 1943, e, mais tarde, passaram sair pela Editora Abril.
Com a popularidade, a partir de janeiro 1961, a Abril passou a publicar as histórias em todas as edições ímpares de “O Pato Donald”. Foram mais de 2 mil histórias e gags. Desde 2020, os HGs são assinados pela Editora Culturama.
O personagem encantou adultos e crianças por muito tempo, e, ainda nos dias de hoje o personagem está vivo na mente de milhares de pessoas.