Alexander McQueen reutilizou uma estrutura inflável para o desfile sua nova coleção e deu um verdadeiro show de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.
A “nuvem inflável” foi projetada pelo arquiteto chileno Smiljan Radić, e foi originalmente criada para o desfile da coleção Spring Summer 2022 de Alexander McQueen, que ocorreu no telhado de um estacionamento de 10 andares em Tobacco Docklands, no Leste de Londres, em outubro de 2021.
Dessa vez, o desfile da coleção Spring Summer 2023 aconteceu dentro da estrutura inflável transparente de 26 metros de largura, montada nos gramados dos jardins do Naval College em Greenwich, com vista para o rio Tâmisa.
Alexander McQueen, nasceu em Londres em 17 de março de 1969, o caçula de seis filhos. Ele deixou a escola aos 16 anos de idade e lhe foi oferecido um estágio na tradicional escola de alfaiates de Savile Row Anderson e Shephard e depois em Gieves vizinhos e Hawkes, ambos mestres na técnica de construção da roupa.
De lá, ele se mudou para o figurinista teatral Angels and Bermans onde dominou 6 métodos de padrão de corte a partir do Século XVI para a melodramática alfaiataria nítida que se tornou uma assinatura de McQueen.
Com idade de 20 ele foi contratado pelo designer Koji Tatsuno, que também tinha suas raízes em alfaiataria britânica. Um ano depois McQueen viajou para Milão, onde foi empregado de Romeo Gigliï como assistente de design.
Em seu retorno a Londres, ele completou um mestrado em Design de Moda no Central Saint Martins. Ele mostrou sua coleção de MA em 1992, que ficou famoso comprou na sua totalidade por Isabella Blow.
Confira o desfile aqui.