A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), enquadrada atualmente como serviço social autônomo, aproveitará a Copa do Mundo do Catar para promover destinos e produtos brasileiros.
A agência promete instalar duas megatorres, quatro telões e 14 outdoors digitais ao redor do Estádio Lusail, palco da final da Copa, para “Aproximar os viajantes internacionais de destinos incríveis do Brasil.”, diz o comunicado.
A campanha da Embratur de promoção do Brasil no país da Copa ocorrerá entre 21 de novembro, um dia após o jogo de abertura, e 18 de dezembro, data da final.
Além da decisão, a cidade de Lusail receberá jogos de algumas das principais Seleções do mundo na fase de grupos, como Brasil, Argentina e Portugal, assim como duelos de todas as fases de mata-mata. O Estádio Lusail é o maior do Catar, com capacidade para 80 mil torcedores.
Segundo a agência, as peças publicitárias convidarão o turista internacional a visitar um “destino campeão”. O objetivo será promover especialmente destinos focados em sol e praia, natureza e aventura, como Fernando de Noronha (PE) e Foz do Iguaçu (PR).
“A expectativa do Catar é recepcionar cerca de 1,2 milhão de turistas estrangeiros em quatro semanas, e o Brasil estará próximo a eles com as ações da Embratur. Nossa previsão é que alcancemos aproximadamente 300 milhões de impactos durante o Mundial. Tenho certeza de que, com nossas belezas expostas, vamos ampliar a entrada de turistas internacionais no Brasil.”, disse Silvio Nascimento, presidente da Embratur.
Para completar, a agência também realizará ações de divulgação do Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a menos de 700km do Catar.
A escolha se deu porque a cidade é uma das mais desejadas pelo turismo mundial, possui excelente infraestrutura e é reconhecida como um dos locais mais seguros para viajar.
Durante a competição, a tendência é que Dubai receba um grande número de viajantes que irão à Copa, mas que preferiram se hospedar e usufruir dos atrativos de Dubai.
A iniciativa da Embratur em Dubai envolverá peças publicitárias no Aeroporto Internacional, um dos mais importantes do Oriente Médio, e inserções em telas de elevadores de arranha-céus.
Além disso, será produzido, especialmente para o Google, um vídeo especial do Brasil para divulgação no YouTube do Catar e de Dubai.