Em parceria com os festivais Nômade e Wehoo (SP), o Queremos! traz ao Brasil a diva do neo soul Erykah Badu em janeiro.
No Rio de Janeiro, sob a batuta do coletivo carioca, o show acontece em 24 de janeiro, no Vivo Rio. Os ingressos já estão à venda no site da Sympla.
Celebrando o 25º aniversário de seu álbum de estreia, o vencedor do Grammy “Baduizm”, lançado em 1997, a cantora americana Erykah Badu desembarca no Brasil para dois shows inéditos.
Assim, a diva do neo soul, que equilibra com maestria jazz, funk, soul e hip hop em suas canções, se apresenta dia 22 de janeiro em São Paulo, no Memorial da América Latina.
Na sequência, Erykah Badu segue para o Rio: a cantora sobe ao palco do Vivo Rio em 24 de janeiro.
Ainda mais, “Baduizm” foi listado como um dos 500 melhores discos de todos os tempos, em recente divulgação do clássico ranking da Revista Rolling Stone.
De acordo com a publicação, o primeiro álbum de Erykah Badu é o 89º melhor do mundo.
A vinda da artista ao Brasil é uma parceria entre os festivais Nômade e Wehoo (SP) e Queremos! (RJ).
O início da carreira artística de Erykah foi aos quatro anos, quando ela atuou ao lado da mãe, a atriz Kollen Wright, e, três anos depois, compôs a primeira canção no piano do avô.
O contato com as culturas Hip Hop e R&B dos anos 1960 e 70, que hoje são as fortes influências da cantora, aconteceu na adolescência.
Na hora de escolher uma faculdade, Erykah optou por teatro, na cidade de Louisiana. Pouco tempo depois, estava de volta ao Texas para se dedicar à carreira de cantora.
Mudou seu nome para Erykah Badu e começou a dar aulas de dança e teatro. O primeiro projeto musical foi com o primo Robert “Free” Bradford em 1993, com o grupo Erykah Free. A dupla tinha um repertório que enfocava o Hip Hop e logo estavam tocando pela cidade.
Badu em Bruges, Bélgica em 2006
Uma demo com composições de Erykah foi parar nas mãos de Kedar Massenburg, que a convidou para abrir um show do músico D’Angelo.
Kedar ficou impressionado com a performance da cantora e logo ofereceu um contrato solo com o selo Kedar Entertainment Label.
Erykah precisou desfazer o grupo com o primo e seguir o seu caminho. Baduizm foi composto por ela própria e chegou às lojas em 1997, ocupando a segunda posição da Billboard naquele ano.
A música “On & On” foi uma das responsáveis por este sucesso e esteve presente em várias paradas de R&B.