Com mais de 230 países e regiões, o Brasil se tornou um dos destaques no prêmio Gourmand Awards 2023, com a 9ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado Turístico, do Ministério do Turismo, e o livro de receitas brasileiras “Butiá para todos os gostos”, desenvolvido pela Embrapa.
O prêmio é conhecido como o Oscar Gastronômico e apresenta o melhor da culinária no mundo. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em maio deste ano, em Umea, na Suécia.
Existem diversas categorias premiadas e cada uma possui um critério de avaliação, sendo que, todos os conteúdos selecionados são promovidos pela sua importância do ponto de vista internacional.
Bimt – Na categoria “publicação gratuita”, a 9ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado Turístico (BIMT) do Ministério do Turismo ganhou reconhecimento no Oscar da gastronomia.
Produzido pela equipe da Coordenação Geral de Produtos Turísticos (CGPRO), do Departamento de Inteligência de Mercado e Concorrência Turística (Dimec), o trabalho apresenta fotos e informações sobre as maravilhas da culinária brasileira, os lugares e as tradições gastronômicas que podem ser exploradas em cada canto do Brasil.
A publicação traz roteiros e experiências que mostram a riqueza do país e ainda algumas receitas selecionadas que foram reproduzidas pelos leitores em casa.
Butiá – Extremamente brasileiro, o livro “Butiá para todos os gostos” traz receitas tradicionais e novas criações culinárias com o Butiá – ou coquinho azedo, coquinho, coco-cabeçudo – e apresenta as mil possibilidades que essa fruta oferece.
A publicação venceu a categoria “Melhor livro de receitas gratuito” e foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As receitas foram idealizadas por apreciadores de butiá, cursos de gastronomia e chefs do Brasil, Uruguai e Argentina.
A fruta faz parte da Rota dos Butiazais/Red Palmar, uma rede internacional que liga três países em torno do uso sustentável da biodiversidade, em um grande território onde há ligação cultural com o butiá.
Fazenda de Minas Raízes de Portugal – Outro vencedor brasileiro foi o “Fazendas de Minas – Raízes de Portugal” livro com 240 páginas que conta um pouco da história da imigração portuguesa para Minas Gerais e de famílias descendentes proprietários de 12 fazendas.
A obra mostra a produção agropecuária que é realizada dentro dessas fazendas, e, no final, a bela fazenda cafeeira que simboliza Minas Gerais como sendo o maior produtor de café do mundo.
Gourmand Awards
Criado em 1995, o prêmio é chamado de “Oscar” gastronômico e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo.
O conteúdo vai desde impressos a digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. A ideia da iniciativa é promover o reconhecimento para esses projetos.