Goiânia, a Capital de Goiás, tem vários atrativos, mas um de seus maiores destaques é a rica gastronomia. Os pratos da região refletem a cultura do lugar, com diversos sabores, aromas e visuais surpreendentes, que conquistam os viajantes que chegam à cidade e querem degustar todas essas opções.
A natureza exuberante da região é um grande atributo que também se reflete nos pratos dos restaurantes locais, já que há muitos vegetais e animais que se tornam ingredientes.
Separamos algumas opções para incluir nos seus pedidos enquanto estiver pela cidade.
Galinhada
A galinhada é um prato que ganha versões em todas as regiões do Brasil. Suas diversas interpretações permitem aos viajantes conhecer sabores novos, ainda que o nome possa ser familiar.
O prato é tão tradicional que até mesmo em restaurantes mais renomados, alguns chefs tentam recriá-lo acrescentando glamour sem perder a essência.
No entanto, muitas pessoas defendem que é a versão goiana da galinhada que preserva as origens do prato. Nessa interpretação, o frango caipira é preparado com milho, guariroba, cúrcuma, pimenta-de-cheiro e bastante cebolinha.
Ele costuma ainda acompanhar o arroz com pequi, o próximo item tradicional dos cardápios de Goiânia que traremos.
Arroz com pequi
Um dos frutos mais característicos do cerrado, o pequi está bastante presente na culinária goiana. Por ter um sabor forte e bem marcante, ele costuma acompanhar muitos pratos, como os risotos e receitas com frango.
O arroz com pequi é um dos maiores representantes das receitas em que esse fruto é utilizado.
Nesse prato, o arroz já é cozido com o fruto, e, em algumas versões, pode acompanhar também temperos, milho e a guariroba, um tipo de palmito que é tradicional do cerrado também.
Peixe na telha
Os peixes também estão bastante presentes na culinária de Goiás. Pescados em rios na região, eles são ingredientes tradicionais de muitos cardápios e restaurantes, e quem visita Goiânia precisa experimentar algumas dessas opções.
O peixe na telha é um dos mais pedidos por quem visita a cidade, feito com um peixe de água doce com couro e em postas. Geralmente, os restaurantes preparam esse prato com surubim ou pintado.
Ele é levado até as mesas dentro de uma telha, sendo preparado como um ensopado, acompanhando um caldo saboroso que leva coentro, leite de coco, tomate, açafrão e outras especiarias.
Quando visitar Goiânia
A Capital de Goiás tem atrações durante todo o ano e é possível degustar esses pratos em qualquer época. Por isso, basta adquirir sua passagem de ônibus para Goiânia ou passagem de avião, para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer e fazer o seu roteiro gastronômico pela região.