Explorando questões existencialistas, a aclamada peça “A Perseguição” retorna aos palcos em uma nova montagem do texto de Timochenco Wehbi, sob a direção de Silvia Monteiro.
O espetáculo mergulha nas indagações fundamentais da existência: o que significa ser? O que é existir? Qual é o propósito da vida? Em uma incessante busca pelo reconhecimento alheio, “A Perseguição” traz à tona perguntas que intrigam a humanidade desde tempos remotos. De volta aos palcos curitibanos, em uma minitemporada exclusiva, a produção realizará quatro sessões no Teatro Barracão EnCena nos dias 22 e 23 de setembro.
O texto do renomado dramaturgo Timochenco Wehbi ganha vida sob a direção de Silvia Monteiro, uma das figuras mais proeminentes e tradicionais do teatro curitibano e paranaense. Este espetáculo existencialista e absurdo conta com os talentosos atores Daniel de Mattos Keller e João Mauro Cruz no elenco, e é produzido e realizado pela Totem Produções Artísticas.
Nos anos de 2016 e 2017, “A Perseguição” arrebatou o público em 12 apresentações, contando na época com Odair Gomes e João Mauro Cruz no elenco, e alcançou um sucesso notável tanto em termos de audiência quanto de bilheteria.
Após um hiato de seis anos, e com ajustes meticulosos para esta nova temporada, João Mauro compartilha sua emoção ao ver a peça retornar aos palcos: “Comecei a trabalhar com o Daniel no Gufo Coletivo Teatral, e a gente acabou conversando sobre essa vontade que eu tinha de remontar essa peça. Queria fazer agora uma produção mais sólida. Apesar de ser o mesmo texto e direção, conseguimos inovar muito nas partes técnicas do espetáculo.”
Em “A Perseguição”, algumas das convenções tradicionais do teatro são quebradas, apresentando dois seres abstratos, ou melhor, duas ideias que se perseguem. A proposta é fazer com que o público mergulhe junto com os artistas nessa busca por identidade e reconhecimento.
“Esse roteiro já propõe uma metalinguagem muito grande. Esse espetáculo é, acima de tudo, sinestésico. Nesse sentido, queremos que as pessoas sintam o espetáculo com todos os sentidos”, revela o ator, que também assina a direção de produção do espetáculo.
Seguindo essa proposta, o espetáculo reestreia nos palcos de Curitiba com uma renovação cuidadosa de luz, trilha sonora e figurino, proporcionando uma experiência imersiva para o público em todos os aspectos, com interpretações que permeiam o teatro físico e nuances grotowskianas, entre outras questões que provocam a reflexão.
Desde a sonoplastia até o espaço da plateia, os primeiros minutos já provocam uma sensação de ansiedade e expectativa no público. “A gente provoca a plateia de todas as formas possíveis! A partir de sons, no espaço cênico e com outros elementos. Tudo para fazer com que as pessoas sintam que algo inesperado está sendo experienciado. Algo diferente do teatro convencional está acontecendo com eles”, provoca João Mauro Cruz.
Com uma produção totalmente independente, esta montagem exigiu dois anos de processo e pesquisa. O retorno aos palcos acontece em setembro, no Teatro Barracão EnCena, com apresentações nos dias 22/9 e 23/9, em sessões às 20h e 21h.
Serviço:
Espetáculo “A Perseguição”
Texto: Timochenco Wehbi
Direção: Silvia Monteiro
Elenco: Daniel de Mattos Keller e João Mauro Cruz
Iluminação e operação de luz: Clever d’Freitas
Trilha original e sonoplastia: João Mauro Cruz e Gui Koehler
Design sonoro e engenharia sonora: Gui Koehler
Operação de sonoplastia: Bila Ivankio
Figurino: João Mauro Cruz
Preparação de elenco: Bila Ivankio
Design gráfico e assessoria de imprensa: ACCIO Comunicação
Fotografia: Gabriel Rega
Mediação: Letícia Kotryk
Social media manager: Kauanny Buccini
Produção: Totem Produções Artísticas.
Ingressos: https://linktr.ee/aperseguicao
Local: Teatro Barracão EnCena (Rua Treze de Maio, 160, Centro, Curitiba/PR)
Fotos: Gabriel Rega