A Céu Vermelho, por meio da Cia. do Abração, traz à cena o premiado espetáculo “O Mágico de Oss Paraná”, que marcou o início das atividades de 2024 do Crianças no Teatro. Este programa, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Palco Paraná, busca proporcionar de forma gratuita a experiência da arte cênica para crianças de 6 a 12 anos em diversas cidades. Até o dia 22 de março, serão realizadas as últimas apresentações desta temporada no Guairinha.
O espetáculo estreou em Curitiba no final de fevereiro e continuará em cartaz até o dia 22 de março, com sessões às 9h30 e 14h30. Ao todo, serão 64 apresentações que percorrerão quatro cidades até o dia 31 de maio. O projeto contemplará alunos das escolas da rede municipal não só da capital, mas também de Araucária, Quatro Barras, Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Colombo, com sessões de segunda a sexta nos períodos da manhã e da tarde, além de incluir uma introdução ao espetáculo para estimular o desenvolvimento de plateias.
Após as apresentações em Curitiba, o projeto seguirá para São José dos Pinhais (Teatro Ernani Zétola, de 01 a 05 de abril), Antonina ou Morretes (23 e 24 de maio) e Paranaguá (Teatro Raquel Costa, de 27 a 31 de maio).
Este projeto, pioneiro no formato no Paraná, conta com o apoio da Audi Brasil e visa descentralizar as ações culturais, promovendo mediação cultural para proporcionar às crianças o acesso à arte por meio de diferentes estímulos sensoriais.
Letícia Guimarães, diretora da Cia. do Abração, ressalta a importância do teatro como uma arte de encontro, destacando que a interação com as crianças e educadores abre caminho para a experiência estética e poética.
“Este projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. As escolas estão tendo a experiência de assistir um espetáculo em palcos importantes de nosso Estado. Democratizar a arte, dando acesso a plateias que comumente não assistem teatro, em grandes palcos, é uma ação de política cultural pública de suma importância. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa”, comenta Letícia.
SINOPSE – O MÁGICO DE OSS
A Cia. do Abração propõe uma releitura do clássico “O Mágico de Oz”, destacando temas como construção de identidade e a jornada em busca de sabedoria e reconhecimento das virtudes humanas.
Na trama, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, se vê transportada para um lugar mágico após um ataque de fúria. Lá, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde, que se unem em busca do poderoso Mágico de OSS. Porém, a jornada revela que a verdadeira transformação está dentro de cada um.
A concepção cênica faz alusões à cultura oriental, criando uma atmosfera mística enquanto constrói os espaços do subconsciente da protagonista, Doroti.
CONCEPÇÃO
A Cia. do Abração busca promover uma reflexão sobre valores humanos essenciais por meio dessa adaptação do clássico de L. Frank Baum. A jornada dos personagens em busca do Mágico reflete a busca interior por coragem, coração e inteligência, revelando que tais virtudes já estão dentro de cada um.
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: LETÍCIA GUIMARÃES
ILUMINAÇÃO: BLAS TORRES
CENOGRAFIA: BLAS TORRES
FIGURINOS: AILIME HUCKEMBECK
ADEREÇOS: TAISSA BREVILHERI
SONOPLASTIA: ALYSSON SIQUEIRA
ELENCO: ANIDRIA STADLER, AIMÈE STADLER, PAULO SOARES, ZECA SALES
SERVIÇO:
CRIANÇAS NO TEATRO – “O MÁGICO DE OSS”
Quando: de 26 de fevereiro a 22 de março de 2024 (de segunda a sexta)
Local: Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante) – R: XV de Novembro, 971, Centro.
Horários: 9h30 e 14h30
Projeto especial para alunos da rede pública. Entrada gratuita.
Fotos por Robson Loureiro