A icônica banda britânica de rock gótico The Mission, formada em 1986 por Wayne Hussey e Craig Adams, fez um belo show para os amantes da cultura gótica em Curitiba no CWB Hall nesta última terça,15 de outubro.
Com três dos quatro membros originais ainda na formação, Wayne Hussey (vocalista), Craig Adams (baixista) e Simon Hinkler (guitarrista), a banda, conhecida por sucessos dos anos 80 como “Severina” e “Wasteland” realizou um show nostálgico e intimista para os Curitibanos presentes.
Christian Death: Uma das primeiras bandas góticas de Los Angeles
Abertura da noite ficou à cargo do Christian Death, banda formado em 1979 em Los Angeles por Rozz Williams, trouxe uma abordagem mais experimental ao pós-punk e ao rock gótico, criando um estilo único e também foi uma das pioneiras na fusão entre o rock gótico e metal, influenciando gêneros como o gothic metal e outros subgêneros da cultura gótica.
Apesar de ser uma banda conhecida pelas diversas mudanças em seu lineup, Christian Death se manteve vivo ao longo dos anos e sempre lançando músicas novas. Com uma base pequena, mas sólida de fãs, muitos na noite estava curioso para ver a performance da banda pela primeira vez
Com um show relativamente grande e um setlist que passou por diversas épocas da banda indo do saudoso “Only Theatre of Pain” de 1982 até mesmo ao mais recente “Evil Becomes Rules”, a banda entregou uma performance espetacular, dando destaque principalmente para a dupla Valor Kand e Maitri, que são a essência da banda nos dias atuais, onde conseguem cativar os fãs desde o figurino, performance e até mesmo nos detalhes das rosas no tripé e base do microfone, que deixa o cenário ainda mais completo.
Apesar de uma ótima performance da banda, o show não foi exatamente perfeito, onde houve alguns problemas técnicos. Já na abertura tardia da casa ficou evidente que algo tinha acontecido e isso se refletiu também no som da casa, que na maioria das músicas estava bastante estourado e com alguns ruídos.
Setlist Christian Death
- Elegant Sleeping
- New Messiah
- We Have Become
- Forgiven
- The Warning
- Rise and Shine
- Abraxas We Are
- Beautiful
- Blood Moon
- Romeo’s Distress
- Face
- As Evening Falls
- Cavity – First Communion
- Church of No Return
- This Is Heresy
The Mission: Um clássico que nunca fica chato
The Mission foi formada em 1986 por Wayne Hussey e Craig Adams após deixarem o Sisters of Mercy devido a divergências criativas com o líder da banda, Andrew Eldritch. Originalmente chamada de The Sisterhood, o nome foi mudado para evitar conflitos legais e rapidamente ganhou destaque no cenário gótico e alternativo com álbuns como God’s Own Medicine e hits como “Wasteland” e “Tower of Strength.”
Mesmo após o show de 2022 no Ópera de Arame, onde a banda tocou junto com Gene Loves Jezebel e enfrentou diversos problemas técnicos e também por conta do público bastante “frio”, The Mission retornou a capital paranaense com sua D-TOUR, realizando um show com uma ótima recepção do público presente.
Apesar do pouco atraso da banda devido aos problemas técnicos e a tardia abertura da casa, após o show do Christian Death a maioria dos “morcegões” da noite se ajeitou na frente do palco e a grande maioria se perguntava com qual música a banda iria abrir e quais clássicos iriam tocar. Surpreendendo e mantendo a expectativa de todos, a banda ja iniciou com uma das maiories músicas de sua carreira, Wasteland do álbum Gods Own Medicine, lançado em 1986. Mesmo já iniciando com um clássico, a banda não parou por ai e sem nenhuma palavra de Wayne já iniciou Beyond The Pale, do álbum Children de 1987.
Com um ótimo inicio de show e um repertório de peso, não faltou clássicos da banda como Hands Across the Ocean, Like a Child Again, Tower of Strength e até mesmo um cover de Never Let Me Down Again, do Depeche Mode. Apesar do público caloroso, a banda economizou as interações, focando apenas na música e em sua performance.
Apesar de nesse show também ter alguns problemas técnicos parecidos com o Christian Death, ficou notório a diferença entre o show no Ópera De Arame, desde a questão sonora que estava melhor e também na recepção e calor do público, que dessa vez estavam mais próximos dos artistas e muito mais calorosos, pedindo músicas e também cantando. Fica aqui o destaque para Severina e Butterfly On A Wheel, que foram os destaques da noite com o público cantando junto a banda.
Setlist The Mission:
- Wasteland
- Beyond the Pale
- Hands Across the Ocean
- (Slave to) Lust
- Naked and Savage
- Kindness is a Weapon
- Like a Child Again
- Butterfly on a Wheel
- Never Again
- Met-Amor-Phosis
- Stay With Me
- Deliverance
- Never Let Me Down Again (Depeche Mode cover)
- Severina
- Tower of Strength
Apesar de não ter lotado a casa e também com os problemas técnicos, The Mission e Christian Death provaram o porque estão a tanto tempo na estrada e ainda lançando músicas. The Mission, com suas letras poéticas, ofereceu uma visão mais romântica e épica do gótico, enquanto o Christian Death, com sua abordagem mais crua e provocativa, explorou os lados mais sombrios da nossa mente, deixando marcado no CWB Hall um dos shows mais marcantes do underground gótico.