Organizado pela Canô Produções, o curso será realizado no Palácio da UPE a partir de 25 de novembro.
Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso “Elaborando projetos culturais: memória, autonomia & responsabilidade social”. A formação começa no dia 25 de novembro e será realizada em oito encontros presenciais, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no Casarão da UPE (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157, São Francisco). As inscrições vão até o dia 13 de novembro e podem ser feitas pelo link.
Oferecido gratuitamente pela Canô Produções, o curso tem como objetivo capacitar empreendedores culturais, preparando-os para desenvolver projetos de maneira prática e eficiente. São abordados temas básicos de produção cultural, políticas culturais, elaboração de projetos e alternativas de viabilização. As aulas incluem discussões sobre diversidade humana, questões étnico-raciais e acessibilidade cultural.
A equipe docente é composta por profissionais de diversas áreas do mercado cultural, como Gizele Carneiro (diversidade cultural e étnico-racial), Manoel Negraes (acessibilidade), Rosane Arminda (culturas afro-brasileiras) e Luana Camargo (escrita e execução de projetos).
Idealizadora do curso, Luana destaca que a formação busca incentivar uma visão crítica sobre produções socioculturais, promovendo práticas responsáveis e culturalmente relevantes. “Nosso objetivo é formar novos agentes de produção cultural, com foco no respeito e acolhimento às diversidades”, afirma.
Primeira edição e novas expectativas
Em julho de 2024, a primeira edição do curso recebeu 132 inscrições para 25 vagas, mostrando a grande procura por esse tipo de formação. A cabeleireira Luciana Carvalho, de 40 anos, foi uma das participantes selecionadas. Ela conta que viu no curso uma oportunidade de desenvolver ideias que estavam guardadas. “Buscava uma chance de expandir meu conhecimento e dar vida a projetos antigos. O curso possibilitou isso”, conta. Luciana agora pretende desenvolver projetos ligados à moda e à beleza da mulher negra, com foco em cultura, identidade e imagem.
Nesta segunda edição, o curso também apresentará métodos para planejar e organizar ideias voltadas para a área de Patrimônios Culturais, com destaque para Patrimônios Imateriais relacionados a culturas afro-brasileiras.
O projeto conta com apoio cultural da Padaria América e do Manana Cafés e é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@canoproducoes.com ou pelo Instagram da produtora.
Serviço
Curso “Elaborando projetos culturais: memória, autonomia & responsabilidade social”
Datas: Segundas e quartas-feiras, a partir de 25 de novembro de 2024, das 19h às 22h
Local: Casarão da UPE (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157, São Francisco – Curitiba/PR)
Duração: 24 horas em 8 encontros presenciais
Gratuito
Certificação para quem cumprir pelo menos 75% das aulas e apresentar o trabalho final.
Vagas limitadas | 50% das vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e mães solo de baixa renda.