Com um pouco mais de 30 anos de carreira, a banda finlandesa Apocalyptica formada atualmente por Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Perttu Kivilaakso e Mikko Sirén retornou a Curitiba nesta última quarta-feira (17 de janeiro) após 7 anos de sua última apresentação, tocando novamente na Ópera de Arame.
Apocalyptica é considerado uma das bandas mais influentes no metal sinfonico, onde a banda inicialmente começou como um grupo tributo ao Metallica, lançando o disco “Plays Metallica by Four Cellos” mas acabou adotando um estilo de metal neoclássico, trazendo músicas sem o uso de guitarras e baixos convencionais e realizando varias parcerias com diversos artistas do rock e metal, como Dave Lombardo, Max Cavalera, Till Lindemann, Ville Valo, Joe Duplantier entre outros artistas e bandas. Após a ótima repercusão da banda no Summer Breeze no ano passado, a banda retornou com uma extensa turnê no Brasil, passando por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Dragonheart
Realizando a abertura do evento ficou por conta da banda Dragonherat, uma das bandas mais renomadas no cenário do Power metal, onde estão promovendo o lançamento do álbum “The Dragonheart’s Tale”, o disco mais recente da banda. O mais recente álbum da banda marcou o retorno do vocalista e guitarrista Eduardo Marques, que gravou os discos “UnderDark” e “Throne of the Alliance”.
Apesar do publico ainda estar entrando na Ópera, Dragonheart subiu no palco pontualmente e iniciou seu repertório com a inedita “Dragonheart’s Tale”, seguido de “The Devil Is by My Side”, ambos do seu mais recente álbum The Dragonheart’s Tale”. Após performar as novas músicas, a banda ja emendou “Night Corsaries” do saudoso álbum “Underdark”, de 2000. Após o clássico do Underdark, a banda retornou para o álbum mais recente tocando “Under the Black Flag”. Com um show extremamente bem performado, a banda deixou a cereja da noite por último, onde chegou a hora da famosa “saidera” com a clássica “The Blacksmith” do álbum “Throne of the Alliance” lançado em 2002.
Conheça mais da banda Curitiba através do Spotify e Instagram
Setlist Dragonheart 17/01/2023:
- Dragonheart’s Tale;
- The Devil Is by My Side;
- Night Corsaries;
- Under the Black Flag;
- The Blacksmith;
Apocalyptica
Retornando novamente ao Ópera de Arame após 7 anos com um set completamente diferente de sua última turne de comemoração dos 20 anos do”Plays Metallica by four Cellos”, dessa vez a banda veio acompanhado do vocalista mexicano Erik Canales, que está em turnê com a banda.
Com a casa já quase lotada e com um público extremamente diverso, indo até o metal extremo com algumas pessoas com camisas de Death e Black Metal chegando até mesmo aos góticos com seu visual marcante. A banda iniciou no horário previsto ás 21:00, dando inicio ao seu repertorio com a música “Ashes of the Modern World” faixa de abertura do álbum “Cell-0“, o álbum mais recente da banda – que é inteiramente inspirado na particula de deus e também capacidade da humanidade de construir e destruir.
A segunda música da noite ficou marcada pelo clássico do Metallica, “For Whom the Bell Tolls” levando o público Curitibano a loucura, onde no final da música você conseguia escutar algumas pessoas na plateia gritando “METALLICA!!!”. Após o delírio do público, chegou de “Path”, uma dos clássicos autorais da banda. Após hipnotizar o público com Path, a banda deu início a “I’m Not Jesus” e “Not Strong Enough”, provando que Erik Canales foi uma ótima escolha para realizar a turnê com a banda.
Após uma entrada trinfual de Erik e fazendo o público ir a loucura, a banda continuou com a energética”Grace” do álbum “World Collide” de 2007. Após a finalização espetacular de “Grace” foi dado início a um dos momentos mais marcantes do show, onde a banda performou o clássico brasileiro “Refuse/Resist”do Sepultura, fazendo até mesmo os mais timidos no Ópera ficarem em pé e bater cabeça, afinal estamos falando do grandioso Sepultura!
Dando sequência ao espetáculo, foi dado inicio a “Rise” e “En Route to Mayhem“, ambas do “Cell-0”. Após a execução perfeita de ambas as músicas com direito até mesmo o publico em pé aplaudindo, Erik retornou aos palcos para cantar “Shadowmaker” e “I Don’t Care“, provando mais uma vez que o mexicano foi uma ótima escolha para essa tour.
Continuando com sua performance beirando a perfeição, os músicos ficaram um momento em silêncio e após todos sentarem novamente em seus lugares, foi dado início a um dos maiores clássicos do Metallica, com diversos celulares com as lanternas ligadas, foi dado início a “Nothing Else Matters“, uma das diversas músicas que colocou a banda no radar mundial da música. Apesar de normalmente o público Curitibano ter a fama de serem mais frios e menos agitados, deu para se ouvir nitidade os fãs ali presentes cantando algumas partes da música e principalmente o refrão. Após quase um minuto de aplausos, a banda iniciou a aclamada “Inquisition Symphony“, cover do Sepultura. Aqui podemos novamente ver a excelência músical da banda, onde conseguiram transformar o metal extremo do Sepultura em uma linda e poderosa sinfonia com seus majestosos violoncelo.
Chegando já na reta final do show, Perttu Kivilaakso retorna ao palco para apreesentar os demais integrantes da banda e também agradecer o público ali presente, falando que sempre que possível, o Apocalyptica irá retornar ao Brasil. Após suas palavras, foi dado início a “Seek and Destroy“, outro clássico do Metallica. Sem deixar o público se recuperar da pancada de Seek and Destroy, o show foi finalizado com a melhor trilha de despedida possível, com a melancólica “Farewell” e “Peikko“.
Apocalyptica entregou um show de alta qualidade e extremamente técnico, reunindo várias tribos de diversas vertentes dentro e fora do metal, fazendo assim valer a pena todos esses longos anos de espera para o retorno da banda a Curitiba.
Setlist Apocalyptica 17/01/2023:
- Ashes of the Modern World
- For Whom the Bell Tolls(Metallica cover)
- Path
- I’m Not Jesus
- Not Strong Enough
- Grace
- Refuse/Resist (Sepultura cover)
- Rise
- En Route to Mayhem
- Shadowmaker
- I Don’t Care
- Nothing Else Matters (Metallica cover)
- Inquisition Symphony (Sepultura cover)
- Seek & Destroy (Metallica cover)
- Farewell
- Peikko
Confira a seguir mais fotos do show: