Populares

Marvel Cosmic Invasion: Renascimento dos Beat ‘Em Ups com Aventura Espacial

Felipe Simas Enfrenta Desafios Emocionais em ‘Dona de Mim’

Expectativas para Demarcação de Terras Indígenas na COP30 em Belém

Apocalyptica, Ópera de Arame 17/01/2024
Apocalyptica, Ópera de Arame 17/01/2024

Apocalyptica no Ópera de Arame: Uma mistura épica de metal e música clássica

Apocalyptica retornou a Curitiba nesta última quarta-feira com um show espetacular após 7 anos de sua última apresentação na capital.

Com um pouco mais de 30 anos de carreira, a banda finlandesa Apocalyptica formada atualmente por Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Perttu Kivilaakso e Mikko Sirén retornou a Curitiba nesta última quarta-feira (17 de janeiro) após 7 anos de sua última apresentação, tocando novamente na Ópera de Arame.

Apocalyptica é considerado uma das bandas mais influentes no metal sinfonico, onde a banda inicialmente começou como um grupo tributo ao Metallica, lançando o disco “Plays Metallica by Four Cellos” mas acabou adotando um estilo de metal neoclássico, trazendo músicas sem o uso de guitarras e baixos convencionais e realizando varias parcerias com diversos artistas do rock e metal,  como Dave Lombardo, Max Cavalera, Till Lindemann, Ville Valo, Joe Duplantier entre outros artistas e bandas. Após a ótima repercusão da banda no Summer Breeze no ano passado, a banda retornou com uma extensa turnê no Brasil, passando por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Dragonheart

Realizando a abertura do evento ficou por conta da banda Dragonherat, uma das bandas mais renomadas no cenário do Power metal, onde estão promovendo o lançamento do álbum  “The Dragonheart’s Tale”, o disco mais recente da banda. O mais recente álbum da banda marcou  o retorno do vocalista e guitarrista Eduardo Marques, que gravou os discos “UnderDark” e “Throne of the Alliance”.

Dragonheart, Ópera de A rame17/01/2023
Dragonheart, Ópera de Arame – 17/01/2023. Foto por Fernanda Goularte Olsen

Apesar do publico ainda estar entrando na Ópera, Dragonheart subiu no palco pontualmente e iniciou seu repertório com a inedita “Dragonheart’s Tale”, seguido de “The Devil Is by My Side”, ambos do seu  mais recente álbum The Dragonheart’s Tale”. Após performar as novas músicas, a banda ja emendou “Night Corsaries” do saudoso álbum “Underdark”, de 2000. Após o clássico do Underdark, a banda retornou para o álbum mais recente tocando “Under the Black Flag”.  Com um show extremamente bem performado, a banda deixou a cereja da noite por último, onde chegou a hora da famosa “saidera” com a clássica “The Blacksmith” do álbum “Throne of the Alliance” lançado em 2002.

Conheça mais da banda Curitiba através do Spotify e Instagram

Setlist Dragonheart 17/01/2023:

  • Dragonheart’s Tale;
  • The Devil Is by My Side;
  • Night Corsaries;
  • Under the Black Flag;
  • The Blacksmith;
Dragonheart, Ópera de A rame17/01/2023
Dragonheart, Ópera de Arame – 17/01/2023. Foto por Fernanda Goularte Olsen

 

Apocalyptica

Retornando novamente ao Ópera de Arame após 7 anos com um set completamente diferente de sua última turne de comemoração dos 20 anos do”Plays Metallica by four Cellos”, dessa vez a banda veio acompanhado do vocalista mexicano Erik Canales, que está em turnê com a banda.

Com a casa já quase lotada e com um público extremamente diverso, indo até o metal extremo com algumas pessoas com camisas de Death e Black Metal chegando até mesmo aos góticos com seu visual marcante.  A banda iniciou no horário previsto ás 21:00, dando inicio ao seu repertorio com a música “Ashes of the Modern World” faixa de abertura do álbum “Cell-0“, o álbum mais recente da banda –  que  é inteiramente inspirado na particula de deus e também capacidade da humanidade de construir e destruir.

A segunda música da noite ficou marcada pelo clássico do Metallica, “For Whom the Bell Tolls” levando o público Curitibano a loucura, onde no final da música você conseguia escutar algumas pessoas na plateia gritando “METALLICA!!!”. Após o delírio do público, chegou de “Path”, uma dos clássicos autorais da banda. Após hipnotizar o público com Path, a banda deu início a “I’m Not Jesus” e “Not Strong Enough”, provando que Erik Canales foi uma ótima escolha para realizar a turnê com a banda.

Erik Canales com Apocalyptica.
Apocalyptica, Ópera de Arame – 17/01/2024. Foto por Fernanda Goularte Olsen

Após uma entrada trinfual de Erik e fazendo o público ir a loucura, a banda continuou com a energética”Grace” do álbum “World Collide” de 2007. Após a finalização espetacular de “Grace” foi dado início a um dos momentos mais marcantes do show, onde a banda performou o clássico brasileiro “Refuse/Resist”do Sepultura, fazendo até mesmo os mais timidos no Ópera ficarem em pé e bater cabeça, afinal estamos falando do grandioso Sepultura!

Dando sequência ao espetáculo, foi dado inicio a “Rise” e “En Route to Mayhem“, ambas do “Cell-0”. Após a execução perfeita de ambas as músicas com direito até mesmo o publico em pé aplaudindo, Erik retornou aos palcos para cantar  “Shadowmaker” e “I Don’t Care“, provando mais uma vez que o mexicano foi uma ótima escolha para essa tour.

Apocalyptica, Ópera de Arame 17/01/2024
Apocalyptica, Ópera de Arame – 17/01/2024. Foto por Fernanda Goularte Olsen

 

Continuando com sua performance beirando a perfeição, os músicos ficaram um momento em silêncio e após todos sentarem novamente em seus lugares, foi dado início a um dos maiores clássicos do Metallica, com diversos celulares com as lanternas ligadas, foi dado início a  “Nothing Else Matters“, uma das diversas músicas que colocou a banda no radar mundial da música.  Apesar de normalmente o público Curitibano ter a fama de serem mais frios e menos agitados, deu para se ouvir nitidade os fãs ali presentes cantando algumas partes da música e principalmente o refrão. Após quase um minuto de aplausos,  a banda iniciou a aclamada “Inquisition Symphony“, cover do Sepultura. Aqui podemos novamente ver a excelência músical da banda, onde conseguiram transformar o metal extremo do Sepultura em uma linda e poderosa sinfonia com seus majestosos violoncelo.

Apocalyptica, Ópera de Arame 17/01/2024
Apocalyptica, Ópera de Arame – 17/01/2024. Foto por Fernanda Goularte Olsen

Chegando já na reta final do show, Perttu Kivilaakso retorna ao palco para apreesentar os demais integrantes da banda e também agradecer o público ali presente, falando  que sempre que possível, o Apocalyptica irá retornar ao Brasil. Após suas palavras, foi dado início a “Seek and Destroy“, outro clássico do Metallica.  Sem deixar o público se recuperar da pancada de Seek and Destroy, o show foi finalizado com a melhor trilha de despedida possível, com  a melancólica “Farewell” e “Peikko“.

Apocalyptica entregou um show de alta qualidade e extremamente técnico, reunindo várias tribos de diversas vertentes dentro e fora  do metal,  fazendo assim  valer a pena todos esses longos anos de espera para o retorno da banda a Curitiba.

Setlist Apocalyptica 17/01/2023:

  • Ashes of the Modern World
  • For Whom the Bell Tolls(Metallica cover)
  • Path
  • I’m Not Jesus
  • Not Strong Enough
  • Grace
  • Refuse/Resist (Sepultura cover)
  • Rise
  • En Route to Mayhem
  • Shadowmaker
  • I Don’t Care
  • Nothing Else Matters (Metallica cover)
  • Inquisition Symphony (Sepultura cover)
  • Seek & Destroy (Metallica cover)
  • Farewell
  • Peikko

Confira a seguir mais fotos do show:

 

Post Anterior

Azzu Bar em Guaratuba promete uma experiência gastronômica inesquecível

Próximo Post

Belvedere Mosh Bar – 6 anos representando a cena hardcore em Curitiba