Maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina, o BIG Festival estima que cerca de US$ 60 milhões serão movimentados durante as Rodadas de Negócios da 10ª edição do evento.
Ao todo, mais de 230 empresas já estão inscritas para participarem dos encontros profissionais promovidos pelo festival.
Ao longo de dez anos de evento, o BIG Festival já movimentou cerca de US$ 250 milhões e recebeu mais de 2.300 empresas nas Rodadas de Negócios.
Para Gustavo Steinberg, diretor do evento, os números expressivos são um indício da força do mercado brasileiro de desenvolvimento de games.
“Desde o início, temos como missão incentivar a indústria de jogos no Brasil e ajudar os desenvolvedores nacionais a mostrarem seus jogos ao público e ao mercado. Ano após ano, os valores movimentados em nossos encontros de negócios só aumentam, o que mostra o quanto a indústria brasileira tem mostrado o seu valor.”
Cases de sucesso macionais
Durante o BIG Festival 2022, pequenos e médios desenvolvedores brasileiros podem receber investimentos de fundos de empresas que vêm ao festival em busca de oportunidades de negócios.
“É o melhor momento para fazer negócios e mostrar a potenciais investidores o que o mercado brasileiro tem a oferecer. Antes, os estrangeiros vinham ao Brasil para conhecer o mercado, hoje eles já sabem que a oportunidade está aqui e vêm ao evento à procura de negócios.”, continua Gustavo.
A Rogue Snail, desenvolvedora da franquia Relic Hunters, é um exemplo de negócios que tiveram grande crescimento após participação no BIG Festival. Em 2015, o estúdio levou ao evento o game Relic Hunters Zero, e a exposição do jogo e fundos levantados no festival abriram os caminhos para que a empresa crescesse e pudesse, anos depois, viabilizar a sequência da franquia, Relic Hunters: Rebels, lançada em parceria com a Netflix.
Atualmente, o estúdio tem também em seu portfólio jogos como Chroma Squad (da Behold Studios) e Star Vikings Forever, e trabalha em mais um jogo de sua principal franquia: Relic Hunters Legend, em parceria com a Gearbox Software, desenvolvedora de Borderlands.
“Mesmo com todos os desafios que a nossa indústria passou nos anos de pandemia, o BIG ainda é um espaço muito bacana e acessível em que muitas outras boas histórias podem ser contadas.”, afirma Mark Venturelli, CEO e diretor-criativo da Rogue Snail.
Outro exemplo vivo dessa parceria entre BIG e indies é o jogo Spacelines from the Far Out, da Coffeenauts. O jogo começou como um projeto de faculdade em 2017 e já nas edições de 2018 e 2019, o estúdio estava presente no evento e participando das reuniões de negócios.
“Participamos das rodadas e conhecemos muita gente, além de receber muito feedback. O maior impacto foi em 2019, quando o jogo (que, na época, ainda se chamava Spaceline Crew), foi indicado a cinco categorias no Festival, vencendo o prêmio de voto popular.”, afirma Fábio Rosa, cofundador do Coffeenauts.
Dados de mercado
A cerimônia de abertura do BIG Festival será marcada pela apresentação da primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que traz dados inéditos do mercado nacional e mapeia todo o cenário de desenvolvedores locais, mostrando o Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos.
Resultado de uma parceria entre a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games e a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, a pesquisa será apresentada por Carolina Caravana Laubisch e Rodrigo Terra, vice-presidente e presidente da Abragames, respectivamente, Eros Ramos Tomaz da Silva, da ApexBrasil, e Eliana Russi, do Projeto de Exportação Brazil Games. A apresentação poderá ser acompanhada presencialmente e online, no dia 7 de julho, às 10h05, no auditório 1.
O BIG Festival tem também uma programação de palestras voltadas a profissionais da área em busca de conhecimento e experiências de grandes empresas e nomes do mercado.
Para a edição de 2022 do evento, mais de 140 horas de conteúdo já estão agendados e outras palestras ainda serão anunciadas.
O BIG Festival 2022 acontecerá de 7 a 10 de julho, no São Paulo Expo. A edição seguirá com sua versão virtual, seguindo a fórmula de sucesso de suas duas últimas edições, realizadas exclusivamente on-line.
Os ingressos para a área BIG Play – com experimentação de jogos e palestras – estão sendo vendidos por lotes com preços a partir de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira).
Na área de reuniões de negócios (área B2B), os valores dos ingressos podem ser consultados na Plataforma de Negócios do BIG Festival 2022.
Foto: Reprodução.