O Burger King está instalando as primeiras estações smart para recarga de veículos elétricos ou híbridos em uma rede de fast-food na América Latina durante este mês em dois restaurantes.
Os primeiros pontos de recarga conectados à internet ficam no estacionamento de restaurantes BK no Rio de Janeiro e em Barueri-SP.
O projeto de eletromobilidade está sendo estruturado tendo como meta a otimização da experiência do cliente, alinhada à transformação tecnológica dos restaurantes Burger King, além de contribuir com a redução das emissões de carbono no trajeto dos clientes aos restaurantes.
A EZVolt, startup de mobilidade que tem a maior rede de recarga do Brasil, e que tem a Vibra Energia como investidora, é a encarregada pela implantação dos equipamentos.
Para Fabio Alves, vice-presidente de Desenvolvimento da Zamp, responsável pela gestão e operação das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, a instalação da rede de recarga está alinhada com o posicionamento da marca em relação à sustentabilidade, uma vez que incentiva a eletromobilidade e facilita a conscientização sobre veículos híbridos ou elétricos.
“Acreditamos no modelo e enxergamos que, entregando este tipo de serviço aos nossos clientes estamos não somente melhorando sua experiência em nossos restaurantes, como também caminhando rumo a nossa jornada de sustentabilidade. Este tipo de abordagem tem muita sinergia com a gente”, aponta.
A EZVolt será a responsável pela operação e manutenção da nova rede de recarga smart, totalmente inteligente, conectada à internet e com acesso a aplicativo que permite fazer reservas e consultas. O investimento em soluções como esta do Burger King faz parte do objetivo da Vibra de ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.
“A EZVolt tem muito orgulho de ter sido escolhida pelo Burger King® para desenvolver um projeto como este, sem precedentes no Brasil. A implantação de uma rede de carregadores para veículos elétricos nos restaurantes é um serviço que, além de levar comodidade para os clientes, ainda demonstra o alinhamento da marca com as melhores práticas ESG, estimulando o transporte com baixas emissões de carbono. E nada disso seria possível sem o apoio da Vibra que acreditou em uma startup e possibilitou nosso crescimento em nível nacional.”, disse Gustavo Tannure, CEO e fundador da EZVolt.
Pioneira na implantação do modelo “charge-as-a-service”, a empresa dispõe de soluções completas de recarga para veículos elétricos, com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, e ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas.
As instalações de pontos de recarga nos dois primeiros restaurantes em São Paulo e Rio de Janeiro são o início de um projeto de expansão que terá, na primeira fase, uma rede com vinte estações de recarga em restaurantes Burger King na Região Sudeste do Brasil até o fim do ano.
No total, serão dez pontos na Grande São Paulo, cinco em Belo Horizonte e cinco no Rio de Janeiro. O objetivo é expandir ainda mais esse número no ano seguinte.
Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram os primeiros a serem escolhidos pois ocupam as primeiras posições no ranking do maior número dessas estações no País, sendo também os locais com mais demanda por locais de recarga não-residenciais atualmente.