No mês de agosto, Curitiba será palco para um grande evento no Teatro Zé Maria (Rua Treze de maio, 655) que trará uma oportunidade de compartilhar a produção teatral direcionada ao público formado por crianças, professores, e, claro, famílias, incentivando assim a criação de novas plateias.
A Cocotte Minute Produções em parceria com a Cia. do Abração promovem entre os dias 09 a 14 de agosto, o Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro – XI edição, patrocinado pelo Ministério do Turismo, Copel e IOP – Instituto de Oncologia do Paraná com o apoio do Teatro Guaíra, da Atinj/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná) e da ProCult Eventos, que assinam também a curadoria do evento.
O festival contará com 11 apresentações gratuitas, de 06 espetáculos de várias companhias, entre elas: Cia do Abração (Curitiba); Andrômeda Artes (Curitiba); Analua Produções (Curitiba); HG Produções (Curitiba); Karma Cia de Teatro (Itajaí/SC); Cia Julia Sigliano (Buenos Aires/Argentina); Cia Tupi Pererê (Curitiba); e EssaÉ Cia (Joinville/SC). O evento será acompanhado pelo olhar da pesquisadora gaúcha Michele Rolim.
Além das apresentações teatrais, o público poderá visitar (somente às sextas, sábados e domingos) no hall do teatro, a exposição interativa “Teatro Feito à Mão”, criada pelo bonequeiro Sérgio Tastaldi e executada pela Essaé Cia., que oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo.
Para completar a programação de atividades da temporada de 2022, terá também o lançamento do livro “O Baile do Palhaço e da Bailarina”, de Guga Cidral, no dia 14/08, após a última sessão.
Como atividades formativas, serão realizadas ainda uma mesa-redonda com os artistas participantes da mostra que terá mediação da pesquisadora Michele Rolim e também terá a palestra “História do Teatro para Crianças em Curitiba”, com Fátima Ortiz, na sede da Cia. do Abração.
A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral, disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento.”
O Pequeno Grande Encontro de Teatro vai prestar homenagem a Simão Cunha com a entrega do Troféu Simão Cunha aos artistas participantes.
Ator, diretor e arte educador, com especial atenção ao teatro para crianças, morreu em janeiro de 2019 e obteve parte de sua formação no Teatro Infantil durante 10 anos na Cia. Do Abração (2007 a 2018).
Simão estava fazendo Mestrado em Teatro Infantil na Universidade Federal da Bahia e era um reconhecido artista e pesquisador deste segmento, que se dedicou na arte do nosso Estado e em Estados do Nordeste, com sua Companhia Mororó.
Seu legado é de inestimável valor. Reconhecê-lo é também ajudar a cunhar a nossa história e importância do teatro infantil.
O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.
Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.
Durante a semana, as apresentações serão oferecidas às escolas públicas. No final de semana é aberta ao público em geral.
Os interessados deverão retirar seus ingressos com 30 minutos de antecedência, sujeito à lotação da casa.
A décima primeira edição tem o patrocínio do Ministério do Turismo, da Copel e IOP -– Instituto de Oncologia do Paraná através da Lei Rouanet e o apoio do Teatro Guaíra.
Serviço
Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro – XI edição
Local: Teatro Zé Maria (R: Treze de maio, 655, São Francisco).
Data: de 09 a 14/08 (terça a domingo).
Horário: De terça (09/08) a sexta (12.08) – 10h e às 14h30 – apresentações dirigidas às escolas. Sábado (13/08) – 16h – Domingo (14/08) – 11h – apresentações abertas ao público
Ingressos: Gratuitos. De segunda a sexta – as apresentações serão oferecidas às escolas públicas. Sábado e Domingo – aberta ao público em geral.
Os interessados deverão retirar seus ingressos com 30 minutos de antecedência, sujeito à lotação da casa.
Informações: (041) 3362-9595
Exposição Teatro Feito à Mão
Data: de 12 a 14/08 (de sexta a domingo).
Horários: Sexta (12/08) – das 9h às12h e das 14h às 18h/Sábado (13/08) – das 9 às 12h e das 14h às 18h/Domingo (14/08) – das 9h às 13h.
Lançamento do Livro – “O Baile do Palhaço e da Bailarina”, de Guga Cidral.
Data:14/08 (domingo).
Horários: Das 12 às 13h.
Atividades formativas – Mesa-redonda e palestra com a pesquisadora Michele Rolim e Fátima Ortiz – indicado a professores, artistas e interessados
Data: 13/08 (sábado).
Local: CIA. do Abração (R: Paulo Ildefonso Assumpção, 725).
Horários: das 19h às 22h.
Informações: (041) 3362-9595
Fotos: Divulgação.