Nos dias 19 e 20 de maio, o Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participou da etapa presencial do Re-think South America Travel Show, na cidade de Nova York, Estados Unidos.
A feira, patrocinada pela Latam Airlines, foi voltada para relacionamento e promoção de mercados da América do Sul e o Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro presente, dando prosseguimento às ações que estão sendo ativadas para posicionar o destino no mercado norte-americano junto aos operadores, agentes de viagens e DMC’s
De acordo com dados do setor de inteligência da Emprotur, antes da pandemia o Brasil recebia em média mais de 550 mil turistas dos Estados Unidos por ano, aproximadamente 8% do total de estrangeiros que visitam o país.
A escolha desse mercado como novo público-alvo se justifica pela relevância para o setor de viagens e turismo no Brasil, onde não há exigência de visto para que os americanos possam viajar aos nossos destinos.
Paralelamente à participação no Re-think, foi lançado no mercado norte-americano no dia 18 de maio, material audiovisual atualizado e exclusivo sobre o destino, com uma linguagem específica para as demandas desse mercado.
Dessa forma, os principais players estão sendo alcançados por meio de matérias, reportagens, releases e ativações digitais.
Os representantes da Emprotur no evento também tiveram agenda com a Associação dos Operadores de Viagens dos Estados Unidos (Ustoa). Na pauta, as possibilidades de negócios e vendas do destino.
Em seu perfil no LinkedIn, Bruno Reis comentou sobre a participação do Rio Grande do Norte no evento, não se vangloriando de ser o único destino a participar desta vitrine de oportunidade nos Estados Unidos, outrossim, chamando a atenção para a falta de visão e de iniciativa de outros destinos ou prestadores de serviços do setor que não estavam a se apresentar no evento.
Justamente agora em que não é mais necessário visto de entrada de turistas americanos no país.
Abaixo, o texto completo:
“Semana passada participei de um evento muito bom, chamado Re-think South America que tinha como objetivo se aproximar do trade norte americano e apresentar os diferenciais competitivos da América do Sul nesse período de retomada das viagens e do fluxo internacional.
Todos sabemos que os turistas norte-americanos estão entre os mais desejados pelo seu poder de compra e também pelo tempo prolongado que costumam ficar nos destinos quando estão viajando.
Para minha surpresa, as entidades de turismo dos países Argentina, Chile, Brasil, Peru e Colômbia estavam todas por lá, mas aproveito para parabenizar a ProColombia e a Promperu, que fizeram uma ativação de excelência durante os dias do evento.
Durante as reuniões de negócios intermediadas pela feira, estavam presentes aproximadamente 30 fornecedores da Colômbia e 20 do Peru, assim como alguns do Chile e Argentina em número menor.
Eram hotéis, empresas de receptivo locais apresentando novas experiências aos operadores de turismo e agentes de viagem para seus clientes.
Não havia nenhum expositor brasileiro, nenhum hotel, nenhum DMC e nenhum outro destino a não ser o Rio Grande do Norte.
Lutamos tanto para que não exista mais a exigência de visto para a entrada dos turistas norte-americanos no Brasil e estamos deixando isso não ser efetivo por falta de gestores e profissionais no setor que tomem decisões corretas.
Tenho certeza absoluta que o número de entrada de turistas norte-americanos na Colômbia e no Peru irá aumentar em 2023, afinal, eles estão fazendo investimento correto, utilizando inteligência de mercado, organizando o trade turístico e protagonizando o cenário atual!
Jogar o jogo da promoção internacional é muito mais estratégico do que se pode imaginar, e, por isso, parabenizo nossos vizinhos na América do Sul que estão literalmente à frente do Brasil.”
Conheça aqui um dos vídeos divulgados durante o evento.