O Inverno Curitiba, além das belas paisagens que se espalham pela cidade, atrações culturais e de lazer, curitibanos e turistas têm disponível uma programação recheada para aproveitar o melhor da gastronomia.
São feiras, mercados e festivais que levam o público a uma verdadeira viagem pelo melhor da culinária brasileira e internacional.
Nas inúmeras opções, há o Festival de Inverno do Centro Histórico, reunindo os bares e restaurantes da região, as Feiras Especiais de Inverno, feiras noturnas e gastronômicas, além de bares e restaurantes que oferecem pratos deliciosos.
Feiras noturnas e gastronômicas
As Feiras Livres Gastronômicas de Curitiba acontecem em 5 pontos da cidade. Nestas feiras, exclusivamente reservadas para gastronomia, o consumidor encontra alimentos prontos para o consumo, como focaccias, pastéis, pierogi, hambúrgueres, sanduíches de pernil e muito mais.
No Sítio Cercado, a feira ocorre toda segunda-feira, das 17h às 22h. No Tarumã/Cristo Rei, às quintas, das 17h às 22h.
No Jardim Ambiental, os comerciantes vendem às sextas, das 17h às 22h. Já no Batel, a feira gastronômica acontece no sábado, das 12h às 21h.
Além disso, nos dias de jogos, o estádio Couto Pereira, no Alto da Glória, recebe a Feira Gastronômica de Futebol.
Confira aqui os endereços das feiras.
Feiras livres e orgânicas
Barraquinhas repletas de frutas e verduras fresquinhas não faltam em Curitiba. A Prefeitura oferece 14 pontos em ruas, praças e parques da cidade com feirantes comercializando hortifrutigranjeiros livres de agrotóxicos.
Nas feiras de orgânicos os fregueses encontram além de alimentos, cosméticos sem agrotóxicos ou aditivos químicos.
A maioria dos 14 pontos funciona durante a semana, pela manhã, com destaque para a Feira Orgânica do Passeio Público, que acontece aos sábados, das 7h às 12h.
Confira todos os locais e horários das feiras livres e orgânicas clicando aqui.
Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Curitiba é um dos pontos mais tradicionais da cidade quando se fala em gastronomia. São 12 restaurantes e 13 lanchonetes que são referências gastronômicas da Capital.
O visitante que circula pelo Mercado, tem à sua disposição mais de 72 mil itens, oferecidos pelos 192 comerciantes permissionários.
Nas bancas e boxes, é possível adquirir hortifrutigranjeiros, bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos e carnes exóticas com cortes especiais.
Mercado Regional Cajuru
O Mercado Regional Cajuru reúne 25 bancas e 17 boxes. São frutas, verduras, carnes, frios e laticínios, cereais, mel, peixes, ovos, bolachas, conservas, mercearia japonesa, massas e bebidas de alta qualidade, que atendem até os consumidores mais exigentes.
Também há permissionários com lojas de calçados, roupas, flores e brinquedos. Além disso, há uma área gastronômica, com restaurante, delicatéssen, lanchonete e café.
Festival de inverno do centro histórico
A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba realiza a 10ª edição do seu Festival de Inverno. Até 16 de julho, a região terá música, cultura e gastronomia, com todos os cuidados sanitários necessários.
As empresas associadas participarão com os tradicionais combos e promoções, com opções gastronômicas, produtos e serviços.
O objetivo do evento é valorizar a identidade histórico-cultural e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Feiras especiais de inverno
A Feiras começaram no dia 15 de junho e deram início à programação do Inverno Curitiba. Barracas com artesanato, roupas e uma rica gastronomia internacional e típicas da estação movimentam até o dia 23 de julho as praças Osório e Santos Andrade.
Foto da capa: Ricardo Marajó/SMCS (arquivo).