Gatorade está entrando na categoria de bebidas energéticas com um spin-off cafeinado chamado Fast Twitch.
Ele representa mais um exemplo de empresas de bebidas ampliando seu portfólio, buscando alavancar a fidelidade à marca existente ao entrar em categorias de rápido crescimento.
A matriz da Gatorade, a PepsiCo, já expandiu a Mountain Dew para bebidas alcoólicas e energéticas.
A empresa diz que o Fast Twitch foi projetado para dar aos atletas um impulso extra antes dos treinos.
O mercado de pós e pré-treino está crescendo, mas existem poucas bebidas de pré-treino e muitos consumidores com desejo pelo produto, em vez disso, recorrem a bebidas energéticas gaseificadas e açucaradas.
Anuj Bhasin, gerente-geral da Gatorade, disse que cerca de 32 milhões de consumidores rejeitam a categoria de bebidas energéticas pelos efeitos negativos à saúde.
O Fast Twitch visa atrair esses consumidores, oferecendo muita cafeína, mas sem açúcar.
A nova bebida está programada para ser lançada em fevereiro de 2023, mas os jogadores da NFL já estão experimentando o produto durante a próxima temporada como parte de um acordo exclusivo com a liga.
Bhasin disse que Gatorade trabalhou com a NFL e seus especialistas em desempenho esportivo para desenvolver a fórmula específica.
O produto final vem em uma pequena garrafa de 350 ml com embalagem de cores vivas.
Embora menor do que o tracional, o sabor é bastante semelhante ao Gatorade. Uma garrafa de Fast Twitch contém eletrólitos, vitaminas do complexo B e 200 miligramas de cafeína.
Para comparação, uma lata de 350 ml de Red Bull tem quase metade da cafeína, mas 37 gramas de açúcar.
“Duzentos miligramas é a quantidade certa para ajudar os atletas que buscam benefícios para o desempenho do exercício.”, disse Matthew Pahnke, cientista principal sênior do Gatorade Sports Science Institute.
O Fast Twitch terá como alvo consumidores com 18 anos de idade ou mais, devido ao alto teor de cafeína, de acordo com Bhasin.