A celebração do Dia de los Muertos, uma festa tradicional mexicana considerada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, acontecerá no Memorial da América Latina e será voltada para toda a família, com apresentações musicais típicas, feira de artesanato, exposição de altar, exibições de luta livre.
De acordo com a tradição do México antigo, na Fiesta de Día de Muertos os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte em um banquete de sabores, cores e música. A festa no Memorial da América Latina acontece nos dias 12 e 13 de novembro, a partir das 11h.
A programação inclui Festival Gastronômico de Tacos:, em que uma das comidas mais famosas da gastronomia mexicana será estrela do festival gastronômico que acontece na festa de Dia dos Mortos, e que ainda vai contar com tequilas e margaritas para brinde dos amigos; Artesanato, com vários expositores levarão à festa diversos produtos típicos como muñecas de Frida (bonecas de Frida Kahlo), caveiras decorativas, roupas e acessórios mexicanos, piñatas e outros objetos de decoração, e máscaras de lutadores; Maquiagem artísticas no público com a temática Día de Muertos e Concurso de Fantasias.
O evento ainda vai contar com outros tipos de gastronomia como hamburguer, pastel, comida baiana, comida oriental, churros, lanches, batatas, milkshake, crepes e cervejarias artesanais.
A história da celebração pelo Dia dos Mortos no México é de origem indígena e já existe desde o tempo dos astecas e dos maias.
Inicialmente, a comemoração era realizada durante todo o mês de agosto. Quando os colonizadores espanhóis chegaram, ficaram chocados com os rituais pagãos dos índios.
Assim, alteraram a data comemorativa para o fim de outubro e o início de novembro, de forma a fazê-la ficar mais próxima do Dia de todos os Santos e do Dia de finados, celebrados pelo catolicismo nos dias 1º e 2 de novembro, respectivamente.