Os caras do Pantera tiveram seus shows cancelados na Alemanha. As apresentações do grupo em dois festivais foram suspensas após reclamações de algumas pessoas sobre os comentários racistas por parte do vocalista Phil Anselmo.
O Pantera, cuja formação atual inclui o próprio Anselmo, Rex Brown, Zakk Wylde e Charlie Benante, estava programado para acontecer no Rock Am Ring e Rock IN Park, dois festivais simultâneos que rolam no mês de junho, emNürburgring e Nuremberg.
No entanto, devido a discussões entre artistas, parceiros e fãs, os organizadores do festival decidiram retirar a banda do line-up. “A banda Pantera não vai tocar no Rock Im Park e Rock Am Ring 2023 conforme anunciado.”
O motivo do cancelamento, de acordo com o site Blabbermouth, se deu devido às ações de Anselmo que, em janeiro de 2016, durante o evento em homenagem ao saudoso Dimebag Darrell, fez uma saudação nazista e aparentemente teria gritado “White power” durante o gesto.
Após a repercussão, Phil disse que o ato não passou de uma brincadeira e que a questão da fala “white power” era sobre um vinho branco que havia tomado em seu camarim.
O pedido aos organizadores do Rock Am Ring e Rock Im Park para cancelar as apresentações do Pantera em ambos os festivais foi feito pelo Partido Verde da Alemanha, que alegou ao conselho da cidade de Nuremberg que Anselmo “Faz gestos nazistas repetida e deliberadamente, além de gritar slogans racistas.”
Réka Lörincz, porta-voz dos Verdes – um partido que atua contra o racismo e o extremismo de direita –, acrescentou que “As antigas instalações do partido nazista estavam sendo deliberadamente mal utilizadas para encenar e reproduzir ideologias racistas e desumanas.”