Localizada no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, e quase na divisa com o município de Contagem, a Arena MRV foi projetada para ser a casa do Clube Atlético Mineiro.
O Atlético é detentor de 100% da arena, que teve seu naming rights adquirido pela MRV Engenharia.
Com projeto arquitetônico da Farkasvölgyi Arquitetura, as obras estão a cargo da Racional Engenharia e tiveram início em abril/2020 em um terreno de 128 mil m².
A capacidade será de 46 mil torcedores e a Arena MRV contará com 112 camarotes, 42 bares e lanchonetes, cerca de 2.300 vagas de estacionamento e sete cozinhas.
O presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, em entrevista para O Tempo, criticou a Minas Arena por, em sua opinião, não priorizar as partidas de futebol no Mineirão.
Como os shows, festivais e eventos são marcados com até um ano de antecedência, às vezes as datas entram em conflito com partidas que chegam a ser marcada com poucas semanas de antecedência.
“Lamentamos, pois o Mineirão, inaugurado em 1965, foi para atender ao futebol brasileiro. Claro que o local pode ter outros eventos, como show artísticos. Achamos que dá para fazer tudo, sim, mas a prioridade tinha que ser o futebol.”, disse.
O problema é que o próprio presidente do Atlético acaba de fazer um telhado de vidro para a Arena MRV, que também quer ser uma casa de eventos e grandes shows.
Até a estrutura inicial foi redesenhada para caber grandes caminhões que levam palcos, estruturas e equipamentos.
Até o momento, por exemplo, já são nove shows confirmados e duas partidas. É claro que serão muito mais partidas neste ano do que eventos, mas é um recorte que mostra toda arena precisa de shows.
O maior objetivo do BH Festival, na prática, é exatamente mostrar ao mercado o espaço disponível e brigar com o próprio Mineirão por eventos e festivais.
Como já mostrou a revista Veja, o Alianz, do Palmeiras, é a segunda maior casa de shows do mundo, em questão de datas.
Sérgio Coelho mirou no concorrente, mas o tiro pode sair pala culatra se no ano que vem for a Arena MRV que tiver que recusar jogos por já ter shows marcados nas datas.
Belo Horizonte passa a contar com três grandes estádios e todos vão sofrer queda de demanda para partidas de futebol.
Portanto, Mineirão e Arena MRV estão no mesmo barco e precisarão ocupar seus espaços com cada vez mais eventos, o que é ótimo para a Capital.
BH finalmente está entrando no circuito de grandes shows e festivais. Quanto mais espaço, mais barato o aluguel e quanto mais barato o aluguel, mais eventos.
É melhor para todo mundo, mas principalmente para o torcedor, que também vai em shows.