Quando o Ritz-Carlton anunciou que estava construindo três superiates de luxo em 2017, pegou os hóspedes da famosa cadeia de hotéis americana de surpresa.
Quatro anos depois, após atrasos relacionados à pandemia e rumores de gastos excessivos, o primeiro navio finalmente fez sua viagem de estreia no dia 15 de outubro, e provou que a hospitalidade de cinco estrelas pode existir em alto mar.
Com design moderno e elegante, materiais caros, muito espaço lounge, serviço personalizado e um restaurante com menus projetados por um chef três Estrelas Michelin – e após um atraso de quase três anos – o primeiro navio da Ritz-Carlton Yacht Collection fez a sua estreia.
O Evrima, com capacidade para 298 passageiros, levou seus primeiros passageiros em um cruzeiro de sete noites de Barcelona a Nice em 15 de outubro.
A construção paralisada nos estaleiros espanhóis e os problemas da cadeia de suprimentos exacerbados pela pandemia fizeram com que a data de lançamento fosse adiada oito vezes.
Embora milhares de passageiros possam ter suas reservas antecipadas canceladas ou atrasadas, o navio continua sendo um dos navios de luxo mais esperados em anos, especialmente entre os entusiastas do Ritz-Carlton.
“Estamos nos mudando para um espaço que acreditamos que muitos dos consumidores afluentes queriam ir, mas não tinham a marca para apoiá-los.”, diz Chris Gabaldon, vice-presidente sênior de marcas de luxo da Marriott International Inc.
“Os milhões de clientes do Ritz-Carlton estão prontos para a próxima inovação da marca e estão demonstrando, em termos de reservas, que estão dispostos a vir conosco.”, acrescentou Gabaldon. A maioria das reservas são de pessoas que nunca fizeram um cruzeiro antes.
A história de fundo
O fundador e diretor-executivo da Ritz-Carlton Yacht Collection é Douglas Prothero, um empresário de longa data na indústria marítima, enquanto a empresa de cruzeiros é um empreendimento cogerenciado entre a Ritz-Carlton Hotel Company (sob a Marriott International) e a Prothero’s Yacht Portfolio, um grupo de investimento marítimo.
A Oaktree Capital Management LP é o principal investidor, e dois iates adicionais de 456 passageiros estão encomendados no Chantiers de l’Atlantique, na França, para entrega em 2024 e 2025. Os proprietários estão de boca fechada sobre os custos de construção.
O conceito
A conceituada empresa de arquitetura e design marítimo Tillberg da Suécia trabalhou com uma equipe da empresa hoteleira para criar um hotel flutuante Ritz-Carlton.
“Está levando o luxo moderno e casual do Ritz-Carlton para o mar. Não é tentar ser algo em cruzeiro.”, acrescenta Prothero.
Sala para se espalhar
Os hóspedes ficam em suítes com tetos mais altos do que a norma de navios de cruzeiro, com camas king-size, banheiros com pia dupla e “terraços” privativos ao ar livre com vista para o mar.
Também estão disponíveis recursos de resort, como um programa Ritz Kids supervisionado com sua própria sala de jogos (US$ 45 por sessão de três horas) e um spa operado pelo Ritz-Carlton com salas de tratamento internas e externas, além de lifting cirúrgico facial.
O navio de 190 metros tem mais espaço por passageiro do que qualquer outro navio de cruzeiro de luxo, de acordo com Prothero.
“Você pode ficar tão quieto quanto quiser ou se reunir no meio da multidão, e há várias maneiras de fazer isso.”, diz ele. Em uma mesa isolada para 10 pessoas, você pode organizar seu próprio jantar.
Água em todos os lugares
Os hóspedes podem apreciar a vista para o mar enquanto saboreiam champanhe de cortesia nas espreguiçadeiras ao redor da piscina de borda infinita ou chegar ainda mais perto da beira da água no Marina Terrace, onde coquetéis artesanais e lanches leves serão servidos quando o navio estiver fundeado.
Da marina, há pedalinhos, pranchas de windsurf, caiaques, veleiros e equipamentos de mergulho para emprestar. Quatro piscinas espalhadas ao redor do Evrima oferecem oportunidades mais íntimas para dar um mergulho com vistas.
Jantar de primeira classe
A grande Sala Evrima, principal restaurante do iate, apresenta pratos inspirados nos destinos da linha. Um menu de degustação de cinco pratos com harmonização de vinhos e champanhe no SEA (Sven Elverfeld Aboard) foi criado pelo Chef Sven Elverfeld do Aqua, com três Estrelas Michelin, no Ritz-Carlton em Wolfsburg, Alemanha (e vem com um custo adicional de US$ 285 por pessoa).
No restaurante Talaat Nam, jante em ambientes fechados ou ao ar livre com pratos do sudeste asiático ou vá ao sushi bar. O serviço de quarto está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Vida noturna
O terraço de observação interno e externo do deck 10 do navio é um centro social – um lugar para apreciar as vistas durante o dia e saborear coquetéis e desfrutar de entretenimento ao vivo à noite.
Tarde da noite, o espaço transforma-se numa discoteca, com a oportunidade de dançar sob as estrelas. Evrima tem seus próprios músicos de jazz e clássicos residentes, e artistas locais virão a bordo para se apresentar em portos selecionados.
Serviço Ritz-Carlton
Todas as suítes do Evrima têm acesso a um concierge pessoal para pedidos de uma xícara de café para ajudar a organizar suas excursões em terra, bem como um concierge separado em terra para lidar com solicitações de experiências particulares e reservas em terra.
O objetivo é o tipo de serviço personalizado que você espera encontrar em um hotel Ritz-Carlton: o navio tem quase tantos tripulantes quanto hóspedes, e Prothero diz que a afiliação com a empresa hoteleira ajudou no recrutamento.
“As pessoas que estiveram em cruzeiros de luxo pensam: ‘OK, em 10 anos eu quero me mudar para terra e se eu trabalhar para o Ritz-Carlton, posso ir trabalhar em um hotel.” diz ele.
Foco no destino
Em seu primeiro ano, o Evrima navega pelo Mediterrâneo e Caribe em itinerários de 7 a 10 noites – seguindo a multidão de iates para pontos de acesso como Ibiza, St. Tropez, Bequia e St. Barts.
Pernoites oferecem tempo para jogar em terra, e há um foco em excursões em terra além do normal. Por exemplo, um passeio pelas instalações de Aruba Aloe é seguido por um tratamento à base de aloe no Ritz-Carlton, Aruba, enquanto uma excursão noturna em Tenerife se concentra na cultura de coquetéis.
As tarifas de cruzeiro são de $ 1.000 por pessoa, por noite – embora você possa encontrar algumas viagens por menos.