O Tanabata Matsuri, maior festival japonês de rua do mundo, realiza sua 43ª edição nos dias 9 e 10 de julho, em São Paulo.
A origem do festival deriva de lenda oriental sobre um amor impossível. A princesa Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por Kengyu, um pastor de gado.
Dedicados ao romance, eles deixaram de lado as tarefas e as obrigações diárias. Por causa da falta de responsabilidade, o pai de Orihime decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
Sentindo a tristeza da filha, ele autorizou o casal a se encontrar uma vez por ano (no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar) com uma condição: Eles precisavam atender a todos os pedidos vindos da Terra.
Realizado pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade- desde a década de 70, o evento acontecerá no tradicional bairro da Liberdade.
A programação cultural, das 10h30 às 18h, será repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.
Para julho deste ano, as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão serão decoradas com dezenas de bambus gigantes.
Eles têm aproximadamente 13 metros de altura – e centenas deles em tamanho menor, com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas.
Neles é que são pendurados os pedidos, chamados de tanzakus – pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os desejos a serem entregues aos deuses.
Para realizar seu pedido, compre um tanzaku, escreva o seu desejo para as estrelas e o pendure nos galhos dos bambus.
Amarelo significa dinheiro; azul, proteção e saúde; branco, paz; laranja, felicidade; rosa, amor; verde, esperança e vermelho gratidão.
Durante o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade também viram palco de shows, danças folclóricas, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.
Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão.
Serviço:
Dias 9 e 10 de julho de 2022.
Horário: das 10h30 às 18h.
Programação gratuita.
Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo.
Fotos: Reprodução.