O turismo de luxo foi debatido em mais uma edição da ILTM Latin America (International Luxury Travel Market), maior feira desse segmento do país e uma das mais importantes do mundo, que aconteceu no início do mês em São Paulo.
Com um adendo importante: A nova edição do evento teve nada menos que o dobro do tamanho da anterior, comprovando o crescimento do mercado de luxo no turismo também durante a pandemia.
Os nichos de luxo e ultraluxo no turismo não param mesmo de crescer, nacional e globalmente, redefinindo parte do mercado turístico.
O evento reuniu 275 expositores de hotéis, destinos e serviços, e participantes de nove países da América Latina – sendo 80% deles do Brasil.
A expansão do segmento de luxo no turismo se reafirma com o interesse de novos expositores na feira – nesta edição 2022, 30% deles esteve participando do evento pela primeira vez.
Como a sustentabilidade está sempre em pauta, também pela primeira vez a ILTM Latin America foi uma feira neutra em carbono, graças a uma parceria entre a Rx Global e a ONG Iniciativa Verde.
Cresce também a importância dos turistas brasileiros no segmento
A ILTM Latin America confirmou na edição deste ano a tendência do turismo de luxo de, além de explorar constantemente novos destinos e horizontes turísticos, redescobrir constantemente os destinos mais tradicionais por meio de novas perspectivas.
Com o turismo nacional em alta no Brasil desde o começo da pandemia, o evento foi também palco para o lançamento oficial do novo Ba’ra Hotel, um esperado hotel boutique de luxo que abre suas portas neste 2022 em João Pessoa.
A feira reforçou também o crescimento da importância do viajante brasileiro no turismo de luxo internacional – em grande parte por seu perfil tão específico e de fazer viagens mais longas, frequentemente em grupos maiores (família, amigos etc).
Em alguns destinos internacionais, o boom de turistas brasileiros segue em franco crescimento. Na suíça Crans-Montana, por exemplo, o número oficial de visitantes brasileiros foi 200% maior em 2021. Na caribenha Saint Barth já somos o terceiro maior público de visitantes na ilha.
Na opinião de Simon Mayle, diretor de eventos da ILTM Latin America, a indústria de viagens de luxo está finalmente, após uma longa estrada, atingindo a maturidade.
“O luxo evoluiu, as pessoas mudaram e experiências significativas e conscientes são mais importantes do que nunca”, defende.
Foto capa: Reprodução Lado B Viagem.