Que o pequi é tradicional na comida do Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso e Goiás, já é conhecido. Comer a fruta com carne seca e arroz já é costumeiro nas casas da região.
Mas você sabia que a fruta do pequi pode ser utilizada mais do que apenas como alimento?
O pequi pode ser usado para temperos, em conserva, sorvetes, preparo de sucos, mousses e doces, licores e, inclusive, ração para animais.
Além de ser rica em vitaminas, antioxidantes e aliada da imunidade, a fruta possui o betacaroteno, um tipo de pigmento que, a longo prazo, faz bem para a saúde da pele e do sistema cardiovascular.
O doutor em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jean Kardec Valentim, conta um pouco mais sobre as contribuições do pequi para a saúde e outras finalidades.
“Os compostos bioativos presentes neste fruto podem prevenir alguns tipos de doenças como diabete, doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, Mal de Alzheimer, obesidade, certas afecções reumáticas e inflamatórias.”, enumera o pesquisador.
Rico em óleo insaturado, vitamina C, A e E, fósforo, potássio, magnésio e carotenoides, o pequi ajuda na digestão, no controle do colesterol, do índice glicêmico e faz bem para a saúde de visão.
“O apelo para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal e o advento da nutrição de precisão levam todo o setor produtivo a buscar produtos alternativos aos antibióticos melhoradores de desempenho de modo eficiente e sustentável, sem causar possíveis riscos aos animais e aos Seres humanos.”, explica o doutor que pesquisa o uso da fruta na nutrição animal na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Óleo do pequi
O óleo de pequi, além de ser utilizado para temperar a comida, também possui outras funções para saúde humana e animal.
“Os óleos funcionais se destacam por terem uma capacidade antimicrobiana ímpar e poderem atuar como moduladores de microbiota intestinal e melhoradores de sistema imunológico.”, conta.
Além disso, o óleo extraído do peque é aplicado na indústria cosmética.
Ele pode ser usado na massagem corporal após ser misturado com óleo de alecrim ou óleo de coco. Também pode ser aplicado com algodão no rosto e lavado após 20 minutos.
O óleo de pequi é ideal para o relaxamento muscular e para hidratar a pele, não podendo ser exposto ao sol.