Com público estimado em 42 mil pessoas no Estádio Major Antônio Couto Pereira, a banda britânica fez a sua primeira apresentação das duas que realizará na cidade. Hoje tem mais.
A apresentação faz parte dos onze shows previstos na Music of the Spheres Tour. A mobilização dos curitibanos foi sui generis desde o sold out nos ingressos comprados, até as filas que começaram a se formar durante a madrugada no entorno do estádio.
No próprio dia do show muita gente foi para a frente do estádio em busca de conseguir um ingresso, fosse comprado ou doado (tinham pessoas com placas dizendo “aceito doação de ingresso”).
O público não foi apenas composto por curitibanos, muitos ônibus e vans de outras cidades vieram com fãs para acompanhar o show, além dos que se deslocaram por meios próprios.
Os horários do evento estavam projetados da seguinte forma:
Abertura dos portões: 17h
Horário ClaraxSofia: 18h15
Horário CVRCHES: 19h15
Horário Coldplay: 20h30
A movimentação e as filas se intensificaram ao redor do estádio no início da tarde, e os portões tiveram sua abertura registrada às 17 horas, e mantiveram um fluxo bem ágil para a entrada do público.
Conversamos com a Bianca Iwaya da organização do evento, e ela relatou: “Nós abrimos os portões às 17 horas, mas já tinha gente 3 horas da manhã na fila. Hoje o pessoal pegou bastante sol e amanhã a gente espera que o clima também ajude. O pessoal já está se acomodando e entrando bem tranquilo, porém as filas estão bem grandes, mas estamos agilizando para que fique o mais fácil possível para todos, e a expectativa de público para ambos os dias é de 42 mil pessoas.”
Um ponto interessante a ser observado foi a diversidade do público presente que ia desde grupos de amigos e casais até famílias, desde crianças até idosos, um show para todas as idades.
Conversamos com a Tais e seu marido que estavam com suas duas filhas, Sofia de 13 anos e Maria de 6, e eles compartilharam uma curiosidade incrível: “O primeiro show do Coldplay que a gente viu em 2009 em Hong Kong a Sofia tava na barriga, hoje é o segundo show dela.”
Já dentro do Couto Pereira verificamos os valores tanto do bar quanto do merch oficial do Coldplay, e os preços eram os seguintes:
Cardápio
Bebidas
Budweiser lata – R$ 18
Chopp Brahma – R$ 25
Água (2 copos) – R$ 10
Refrigerante – R$ 12
Red Bull – R$ 35
Drinques
Vodka + Red Bull – R$ 45
Gin + Tônica – R$ 45
Jack Daniels + Pepsi – R$ 45
Dose Vodka – R$ 35
Dose Whisky – R$ 40
Lanches
Batata Chips – R$ 20
Hot Dog – R$ 25
Pipoca – R$ 20
Merch oficial Coldplay
Camiseta – R$ 150
Camiseta infantil – R$ 140
Moletom – R$ 300
Boné – R$ 120
Pôster – R$ 100
Ecobag – R$ 100
Pulseira – R$ 30
O início dos shows foi com a dupla mineira ClaraxSofia, que esbanjaram talento, carisma e simpatia. Elas cativaram o público que não as conhecia.
A dupla trouxe para o palco um setlist com muita energia, performance, entrosamento e qualidade.
Realmente mostraram porque foram escolhidas para compor o line-up dessa turnê.
Na sequência, subiu ao palco o trio escocês de synth-pop CHVRCHES, formado em 2011.
Pela primeira vez em turnê no Brasil, eles vêm conquistando o público por onde passam, e, em Curitiba, não foi diferente.
Com uma apresentação de muita qualidade musical, a banda que une o pop retrô e pop moderno envolveu os espectadores.
Por fim, às 20h50, com vinte minutos além do previsto para o início do show, os protagonistas da noite assumem o palco e iniciam a experiência Coldplay.
Nas aproximadas duas horas de show, interatividade foi o que não faltou. Cada música tinha algo diferenciado e especial, o que cria realmente uma experiência a ser vivida.
Entre fogos, papéis picados, fumaça, balões, fantoches, fantasias e lasers, sem dúvida, as famosas pulseiras que vão trocando de cor fazem um show à parte, por vezes elas acompanham a batida da música, já em outras permanecem estáticas ou até mesmo formam mosaicos.
Dentro desse ecossistema criado, a banda de quase três décadas percorre seus grandes clássicos, muitos cantados de forma uníssono. Confira o setlist do show:
Setlist
(Vídeo) Light Through the Veins: (vídeo de introdução sobre sustentabilidade)
(Vídeo) Flying Theme: (“E.T.”)
(Vídeo) Music of the Spheres
- Higher Power
- Adventure of a Lifetime
- Paradise
- The Scientist
B-Stage: Palco 2
- Viva la Vida
- Something Just Like This
(The Chainsmokers & Coldplay cover)
- Fly On
(com fã no piano)
A-Stage: Palco 1
(Vídeo) M.M.I.X.
- Every Teardrop Is a Waterfall
- Yellow
- Human Heart
- People of the Pride
- Clocks
- Infinity Sign
B-Stage: Palco 2
- Hymn for the Weekend
- Aeterna
A-Stage: Palco 1
- My Universe
(Coldplay x BTS cover)
- A Sky Full of Stars
(Vídeo) Sunrise
C-Stage: Palco 3
- Sparks
- Magic
A-Stage: Palco 1
- Humankind
- Fix You
- Biutyful
(Vídeo) A Wave
Show impecável
Com muita interatividade visual e sonora, a banda entregou um show inesquecível.
Alguns pontos positivos a destacar foram o cuidado com o público PcD, a enfática sensibilização voltada à sustentabilidade, a tradução em Libras feita pelo próprio vocalista do Coldplay, Chris Martin, em uma música, e o mesmo também agradeceu a todos os funcionários do Estádio Couto Pereira.
Após o show perguntamos ao Jair Constantino, 33 anos, sobre o que ele achou do show:
“Foi mais que um show, foi um espetáculo, a energia da banda é única, não é à toa que a banda lota todo show por onde passa, emoção do início ao fim, valeu cada segundo desta experiência.”
Esse sentimento era visível no semblante de todos que saíam pelos portões do Estádio Couto Pereira.
Com certeza o Couto Pereira foi palco de um dos maiores shows que Curitiba já recebeu.
Um dos temas mais aguardados após o segundo show em Curitiba é saber qual a porcentagem de devolução de pulseiras para reciclagem que a cidade terá.
No telão foi exibido um ranking com Buenos Aires 94%, Santiago 86% e São Paulo 85%.
E aí, será que Curitiba irá superar nuestros hermanos?