Viajar pelo Brasil pode ser uma excelente experiência para conhecer a gastronomia brasileira: Cada canto do país tem a sua especialidade.
O Booking.com realizou uma pesquisa com mil participantes e descobriu que 92% dos brasileiros preferem experimentar comidas e pratos típicos locais quando estão viajando.
Além disso, uma a cada três pessoas afirmaram que o gosto de comidas típicas remete a viagens. Veja a especialidade culinária de sete destinos brasileiros e dicas de hospedagens para saborear os pratos típicos de cada um desses lugares:
Acarajé em Comandatuba, na Bahia
O bolinho, feito de feijão-fradinho e frito em azeite de dendê, é uma das sensações da gastronomia baiana. Originário do candomblé, religião de matriz africana, o acarajé é conhecido na África como akara , kosai e koose. No Brasil, o quitute costuma ser servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá.
Fica a dica: O resort Transamerica Comandatuba, na Ilha de Comandatuba, no litoral sul da Bahia, oferece o sistema de alimentação all inclusive com muito acarajé!
Há voos para o Aeroporto de Comandatuba, e, de lá, barcos que fazem a breve travessia do rio que separa a ilha do continente. Nessa matéria, nós contamos como é se hospedar por lá.
Baião de Dois em Maceió, Alagoas
O baião de dois é uma receita típica do Nordeste e mistura dois ingredientes que são a cara do Brasil: arroz e feijão, temperados com cebola, tomate, pimentão, coentro e a cebolinha. Em algumas receitas, é comum adicionar carne seca e queijo coalho.
Fica a dica: O Jatiúca Hotel & Resort, na praia de Jatiúca, serve um bom baião de dois.
Carne de sol em Genipabu, Rio Grande do Norte
Outro ingrediente típico da culinária do nordestina é a carne de sol. Ela recebeu esse nome no início do século 17 pelo modo de preparo: A carne ficava secando ao sol. Hoje em dia, as peças de proteína são preparadas em local coberto e bem ventilado.
Fica a dica: Genipabu fica a 25 km de Natal e reúne praias, dunas, lagoa e uma grande área de proteção ambiental. Por lá, a Pousada Villa do Sol prepara o prato “Delícia Potiguar” – uma curiosa paçoca de carne de sol com escondidinho.
Churrasco em São Pedro, São Paulo
Quando carnes, pães, queijos e legumes são levados à brasa do carvão, logo pensamos em reunião de família ou confraternização com amigos. Mas dá para comer um bom churrasco durante uma viagem também.
Fica a dica: Uma das 29 estâncias paulistas, São Pedro é um pequeno município de 34 mil habitantes. Ali, o Hotel Fazenda São João leva o churrasco a sério: ele tem um “churrascódromo” e até ritual de preparo da costela no fogo de chão. Há também opções vegetarianas e veganas.
Feijoada em Foz do Iguaçu, Paraná
A feijoada brasileira, feita com carnes de boi e de porco, acompanhada de arroz, couve, farofa e laranja, é um dos pratos queridinhos do país. Hoje em dia, existem versões vegetarianas e veganas do pratos, feitas com beterraba, inhame, abóbora, mandioquinha, tofu e soja.
Fica a dica: O Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort é um hotel de Foz do Iguaçu que, além de possuir uma grande área de lazer, serve uma feijoada completa todos os sábados. Veja outras dicas de Foz do Iguaçu.
Moqueca capixaba em Vitória, Espírito Santo
A moqueca é preparada de maneiras diferentes na Bahia e no Espírito Santo: Na capixaba, os protagonistas são o peixe e os camarões, deixando de lado o leite de coco e o azeite de dendê, presentes na baiana.
Fica a dica: O Hotel Senac Ilha do Boi é um hotel-escola de gastronomia em Vitória. O cardápio é muito bem executado, ideal para experimentar a moqueca capixaba.
Pão de queijo em São Lourenço, Minas Gerais
Não há como falar de pão de queijo sem mencionar o Estado de Minas Gerais. A mistura de polvilho azedo ou doce com ovos, sal, óleo vegetal e queijo faz tanto sucesso no país que há lanchonetes e restaurantes especializados nessa receita.
Fica a dica: A cidade de São Lourenço é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Lá, fica o hotel Vila Chico – um conjunto de chalés aconchegantes com área de lazer para toda. Nas avaliações, há vários elogios ao pão de queijo do local – e até quem diga que nunca comeu um tão bom.