Em Gramado (RS), além da boa e velha culinária sulista, os restaurantes também exploram tradições suíças e italianas, por exemplo.
Junto às estações mais frias, a busca por destinos de acordo com a temperatura diminuta aumenta consideravelmente, o que inclui cidades como Diamantina (Minas Gerais), Monte Verde – também em Minas –, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, Curitiba, no Paraná, e, principalmente, Gramado, no Rio Grande do Sul, no alto da Serra Gaúcha.
A última tem grande movimentação turística durante todo o ano, mas é no Outono/Inverno que o clima e o relevo se juntam à variedade gastronômica para seduzir os visitantes a conhecer tudo que o destino pode oferecer.
Em Gramado é possível encontrar muitos restaurantes que visitam diversas culturas diferentes. Além dos ambientes, muitos deles temáticos, a culinária remete ao que nos é oferecido, por exemplo: um restaurante que tem foco na comida italiana consegue nos teletransportar para a Itália devido ao local e ao sabor. É uma grande aventura gastronômica.
Além dos restaurantes, para quem prefere fazer um lanche rápido durante os passeios é possível encontrar uma boa comida de rua.
Há certos quiosques que vendem iguarias que nos lembram, por exemplo, a Alemanha. Mas ainda existe a Rua Coberta, que possui diversos restaurantes e recebe o Festival de Gastronomia.
Tal evento será realizado em 2022, do dia 8 a 20 de setembro, e inclui várias atrações, como festins, degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais, durante os quais o visitante tem a oportunidade de viver uma imersão cultural-gastronômica.
Em contrapartida, para quem prefere gastar menos e não abrir mão do sabor, também há outras possibilidades que podem ser plenamente aproveitadas.
“Existem diversas opções econômicas que exploram as culturas também. Por exemplo, a hamburgueria francesa Le Grand Burger e o restaurante que é uma tradição, o Ita Brasil.
Confira algumas dicas abaixo:
Com foco em grelhados e vinhos, o espaço é envolvente e carrega muito da essência sul-americana. La Braise é um restaurante para aqueles que desejam viver uma experiência gastronômica de qualidade. É possível escolher a dedo nosso corte de carne preferido, além de ter um ambiente charmoso e intimista.
Onde? Av. Borges de Medeiros, 4840 – Centro, Gramado.
Este é para aqueles que não abrem mão da boa e velha comida japonesa. Takumi é um ótimo lugar para comer frutos do mar, sendo uma grande referência em Gramado. Com um ambiente confortável, eles combinam o sabor e muita arte.
Onde? R. Wilma Dinnebier, 79 – Bairro Belverede, Gramado.
The Grill
O The Grill resgata muito mais o clima gaúcho, uma vez que é especializado em carnes. O local perfeito para os que desejam exaltar as maravilhas da culinária do Sul do Brasil.
Localizado no Wish Serrano Resort & Convention e especializado em carnes nobres, possui um ambiente que lembra as fazendas do pampa gaúcho, sendo superagradável.
Além disso, é possível acompanhar o preparo do seu prato, pois as carnes são assadas à sua vista.
Onde? Av. das Hortênsias, 1480 – Centro, Gramado.
Inspirado na arquitetura, decoração e culinária suíça, o restaurante oferece uma experiência refinada aos que visitam.
Para aqueles que procuram um local com clima de romance, a Belle Du Valais é o local ideal. O restaurante suíço possui um fondue incrível, que casa perfeitamente com o clima de Gramado.
A mistura do regionalismo com a sofisticação deixa tudo mais gostoso.
Onde? Av. das Hortênsias, 1432 – Centro, Gramado.
Dedicado aos amantes de comida italiana, o Mesa Gramado também proporciona um cardápio de bebidas bem variado.
O local possui uma vista incrível para o Lago Joaquina Rita Bier, famoso por sediar os espetáculos do Natal Luz. Em um ambiente extremamente agradável, o restaurante traz também uma mistura da culinária italiana com a alta coquetelaria”
Onde? R. Leopoldo Rosenfeld, 986 – Centro, Gramado.
Fotos: Reprodução.