O Passatempo, um dos biscoitos mais queridos dos brasileiros, vai ganhar uma edição limitada neste mês com ilustrações do alfabeto completo em Libras.
De acordo com a Nestlé, marca por trás do produto, o Passatempo será vendido em todo o país pelo período de um ano, em pacotes com 15 unidades distribuídas de maneira sortida.
Cada unidade terá uma versão da letra na Língua Brasileiras de Sinais.
A iniciativa teve participação de funcionários da Nestlé com deficiência auditiva que se comunicam em Libras.
“Apresentamos a ideia primeiro ao grupo de colaboradores diretamente envolvido com a língua de sinais.”, disse Leandro Cervi, diretor da área de biscoitos da empresa.
Além disso, o mesmo grupo de funcionários fez parte da equipe de criação da página na internet que integra a iniciativa, onde os internautas podem se divertir com atividades e jogos didáticos. Clique aqui para conhecer.
Para que as ilustrações em Libras fossem confeccionadas, a Nestlé precisou atualizar seus equipamentos na fábrica de Marília, no Interior paulista, onde os biscoitos Passatempo são produzidos.
“Precisamos modificar vários mecanismos do processo de fabricação do produto para representar os sinais. Depois de muitos anos, não colocamos as nossas tradicionais imagens de ‘animais Passatempo’ para trazer essa novidade.”, afirmou Leandro.
Política de inclusão
Segundo a Nestlé, uma das maiores empresas do setor de alimentos e bebidas do mundo, com sede na Suíça, ela conta com uma política de inclusão de pessoas com deficiência há mais de 30 anos, pensada tanto para seus funcionários quanto para clientes.
Um bom exemplo disso é a fábrica da marca Garoto em Vila Velha (ES), onde foram feitos investimentos em adaptações e recursos de acessibilidade.
Como resultado disso, hoje há divulgação de informativos em Libras na TV interna da fábrica e a presença de intérpretes para melhorar a comunicação.
Além disso, no ano passado a empresa lançou um serviço de atendimento ao consumidor por vídeo em Libras.
Alfabeto em braile
Depois do alfabeto em Libras, outra iniciativa que pode ser abraçada pela Nestlé é a do alfabeto em Braille, explica Leandro Cervi.
Ele conta que a Nestlé sempre recebe e avalia propostas diferentes para suas marcas, e que outras ilustrações inclusivas podem ser absorvidas no futuro.
“Questões de diversidade e inclusão estão na nossa pauta e vamos continuar acompanhando para tentar capitalizar oportunidades de comunicar esses valores.”, completou o diretor.