Para além dos outdoors: As estratégias de marketing gastronômico hoje estão muito mais presentes no meio digital. Estar nas redes sociais, contar com um design padrão e moderno, responder prontamente os clientes, promover concursos e sorteios, além de ações que façam os próprios clientes promoverem o restaurante podem ser boas ideias para negócios gastronômicos.
Mas, ainda assim, divulgar um restaurante vai muito além de apenas postar fotos. É por meio do marketing gastronômico que o seu restaurante se torna conhecido cada vez por mais pessoas que podem se tornar consumidores do seu estabelecimento.
Sabendo da importância do marketing na gastronomia, apresentamos um guia com sete estratégias de marketing gastronômico que você pode aplicar agora no seu restaurante.
Confira!
O papel do marketing na gastronomia
Foram-se os tempos em que os restaurantes eram conhecidos apenas pela boca do povo. Hoje em dia, muitos empreendedores estão investindo e abrindo espaços como forma de iniciar um negócio. Então, como fazer o seu se destacar em meio a tantas outras opções?
O marketing voltado para restaurante serve como um impulsionador do negócio, levando a imagem do seu restaurante ou bar a pessoas que até então desconhecem o empreendimento.
Há várias formas de se fazer a propaganda do seu restaurante para alcançar novos públicos, desde a divulgação “off-line” até o uso do marketing digital para gastronomia.
Um cliente que vê um outdoor chamativo na rua ou até mesmo ouve um amigo falando bem de um restaurante, certamente vai se sentir instigado a conhecer o estabelecimento.
Afinal, o marketing “off-line” funcionou como única fonte de marketing por muito tempo, e você deve continuar apostando nisso.
No entanto, não podemos esquecer do formato de marketing que mais tem tido resultado nos dias de hoje: O digital. Divulgar seu empreendimento nas redes é a melhor garantia de que você atingirá um público novo para o seu restaurante.
Marketing digital para gastronomia
Essa modalidade envolve muito mais do que apenas criar perfis nas redes sociais e postar de vez em quando. Essa pode ser – e provavelmente será – a sua principal fonte de divulgação e por isso vale a pena investir e saber o que fazer para divulgar o seu empreendimento on-line.
Uma das formas mais comuns de se conhecer um empreendimento novo pela internet, hoje, é por intermédio de sites de avaliações, como o Tripadvisor. Afinal, o site é uma das ferramentas mais usadas por novos consumidores que gostam de conferir se um estabelecimento vale a pena ou não — porque nem só de elogios vive um restaurante.
De certa forma, todos sabemos que publicidade nas redes sociais nem sempre é positiva. Inclusive é preciso tomar cuidado para que o feitiço não se volte contra o feiticeiro e a sua presença nas redes sociais se torne um ponto negativo para o seu negócio.
As avaliações de restaurantes em sites locais podem ser tanto positivas quanto negativas. Por isso, você deve sempre dedicar um tempo a responder as avaliações do seu restaurante em sites de avaliação e evitar quaisquer ações de marketing ruins que possam afetar negativamente o seu estabelecimento.
O ideal é que uma pessoa seja responsável unicamente por cuidar das páginas do restaurante. Caso você não tenha em sua equipe um integrante que entenda do assunto de gerenciamento de redes, o ideal é contratar uma agência de marketing que possa fazer isso.
Além disso, separamos algumas ideias de marketing para negócios gastronômicos que você pode seguir nas redes sociais.
7 estratégias de marketing gastronômico
Você não precisa ser um expert para começar, afinal as sete estratégias de marketing gastronômico que separamos para vão ser úteis para impulsionar o seu negócio e torná-lo mais conhecido.
Além de ajudar a convencer um público-alvo novo e diversificado a visitar o seu estabelecimento.
1. Esteja presente nas redes sociais e conte com os clientes para promoverem o restaurante
Parece óbvio, mas para que você alcance mais consumidores nos dias de hoje, é essencial que esteja presente nas redes sociais. Instagram, Facebook e Twitter são algumas das principais redes sociais nas quais é preciso marcar presença.
Aliás, quando falamos em estar presente, isso engloba muito mais do que apenas manter uma conta ativa. Faça posts com uma certa regularidade, separe alguns dias da semana para postar conteúdo produzido que possa de alguma forma atrair clientes.
Falando neles, incentive seus clientes a postarem sobre o restaurante, seja deixando uma boa avaliação, marcando Stories, utilizando um hotspot para se conectar ao Wi-Fi ou oferecendo produtos bem atrativos para que o consumidor faça aquele clique e marque você.
Também é possível oferecer um incentivo ao cliente que fizer propaganda: Um desconto em um drinque ou até mesmo uma cortesia podem funcionar. Afinal, é sendo divulgado que você alcança um público maior.
2. Produza um conteúdo diferenciado
Para se destacar em meio a outros restaurantes, obviamente você deve se diferenciar não só no menu, no atendimento ou nas tecnologias que utiliza no restaurante, mas também nas redes sociais.
Pense no seu público-alvo e o que poderia atraí-los a consumir o seu conteúdo, e, posteriormente, o seu produto. Um público de consumidores mais tradicionais pode estar interessado em atrações ao vivo no restaurante ou até mesmo promoções, enquanto um público mais novo pode querer conhecer o que o seu restaurante oferece.
Lembre-se sempre de produzir conteúdo para quem já é seu cliente e também para aquele público que quer conquistar.
3. Aposte em materiais e plataformas diferentes
Com a evolução das mídias sociais, algumas plataformas como Instagram, Twitter e WhatsApp têm lançado recursos novos que podem auxiliar você, empreendedor, a se comunicar de forma rápida com o seu cliente.
É o caso do Instagram Stories, do WhatsApp Status e do Twitter Fleets. Em algumas regiões, o Snapchat também pode ser uma opção de divulgação.
Todas essas ferramentas funcionam de modo muito parecido: Você cria uma postagem que ficará disponível temporariamente pelo período máximo de 24 horas.
Ao contrário de um post, os Stories, Status ou Fleet dão a você a chance de se comunicar todos os dias de forma rápida e sucinta com os seus clientes.
É por meio desse recurso que você pode divulgar as promoções do dia, alguma atração diferente no seu restaurante ou até mesmo trabalhar na divulgação diária do empreendimento.
Além disso, redes como o TikTok e o Instagram estão investindo em conteúdos produzidos em forma de vídeos curtos de até 30 segundos.
Essa é mais uma oportunidade para você se comunicar com o consumidor e apresentar o seu empreendimento de forma rápida e eficaz.
Já para comunicados e divulgações mais longas, é possível usar plataformas como o YouTube e o Instagram TV, que permitem a postagem de vídeos mais longos.
4. Conte com um design padrão e moderno
Ninguém merece encarar aquele feed bagunçado e com muita informação. Um dos princípios do marketing digital para gastronomia é a informação concisa e padronizada. Escolha uma paleta de cores que represente bem o seu empreendimento e utilize fotos profissionais para as postagens.
Bill Hill, criador da tecnologia da Microsoft que permite que nós, internautas, leiamos artigos na internet com uma fonte espaçada de forma milimetricamente agradável aos olhos, indica em suas pesquisas que as pessoas engajam e interagem mais em textos projetados da seguinte forma:
- Com um padrão de letra única (nada de misturar fontes!);
- Com parágrafos e frases curtas (até 4 linhas por parágrafo);
- Com elementos visuais inseridos no texto, como a formatação em negrito, sublinhado ou termos em itálico (recurso disponível apenas para mensagens no WhatsApp no momento); e
- Com espaçamento entre as letras (nem pensar em texto grudado!)
Portanto, planeje um design oficial, como uma moldura que você possa utilizar em todo post, e planeje muito bem as chamadas e textos. Utilize blocos de frases curtos para manter seu leitor sempre engajado.
5. Promova concursos
Que tal promover um concurso no seu restaurante com algum prêmio superlegal, como uma noite cortesia, um combo grátis para o vencedor ou até mesmo um jantar romântico para o cliente que se destacar?
Esta ideia faz com que os clientes se engajem e promovam seu restaurante nas redes. Você pode criar um concurso com fotos, por exemplo, em que o cliente com maior número de likes na foto postada ganha o prêmio, ou até mesmo por meio de enquetes no Instagram.
Dessa forma, os clientes estariam motivados a pedir votos e interagir com a sua página, fator que alavancaria as impressões na sua página, e, consequentemente, faria com que mais pessoas conhecessem seu restaurante.
6. Faça sorteios
Diferentemente dos concursos, a ideia dos sorteios é que ele não depende da divulgação e promoção do restaurante por parte dos clientes, pelo menos não na mesma escala.
Nesse caso, o restaurante oferece um prêmio e o consumidor deve marcar um número de pessoas nos comentários para aumentar as chances de ser premiado.
Essa é uma alternativa muito comum nas redes sociais, pois é uma forma de fazer com que os clientes comentem bastante nas publicações e mencionem amigos que podem vir a conhecer a página do seu restaurante.
Lembre-se de deixar as regras do sorteio bem claras na descrição do post oficial. De modo geral, essas são as regras exigidas em sorteios de restaurante nas redes sociais:
- Seguir a página do restaurante.
- Curtir a foto oficial do sorteio.
- Marcar de 2 a 3 amigos nos comentários (é importante ressaltar que perfis fakes, de famosos ou estabelecimentos comerciais não são permitidos, para que o post chegue apenas a potenciais consumidores).
- Compartilhar a foto nos Stories e marcar o restaurante.
Estabeleça, também no post oficial, a data em que o sorteio será realizado, e o ideal é que você faça o sorteio em uma transmissão ao vivo para dar mais credibilidade ao evento e ao seu restaurante.
O sorteio pode ser feito por meio de aplicativos como o Sorteiogram ou Sorteie.Me.
7. Responda prontamente aos seus clientes
Você já deve ter se interessado por uma postagem de algum estabelecimento comercial e mandado uma pergunta ou mensagem por meio do perfil do local nas redes sociais. Muito provavelmente alguém também já deve ter deixado de te responder.
Estar sempre em contato com os clientes e responder rápido é uma forma de mostrar que você se importa com a clientela, além de ser uma forma de garantir que o cliente não canse de esperar por uma resposta e vá procurar por um concorrente seu.
Mostrar-se atento e disponível às questões dos seus clientes é a melhor forma de criar uma boa reputação na internet. Por isso, sempre responda as avaliações em sites e às perguntas deixadas no inbox das suas redes sociais.
Com essas dicas, você será capaz de administrar um restaurante de sucesso não só fora das redes sociais, mas dentro delas também, e é bem provável que se torne referência para os internautas e leve o nome do seu empreendimento cada vez mais longe.
Fotos: Reprodução.