O novo disco do Planet Hemp, o primeiro de inéditas em 22 anos chegou. “Jardineiros” acaba de ser disponibilizado em todas as plataformas de streaming e marca um retorno forte e maduro da polêmica e importante banda brasileira.
Atualmente, o Planet Hempo é formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru, e ainda trouxe convidados conhecidos como: Black Alien, Tropkillaz e Criolo para compor a mistura clássica nas 15 faixas do disco.
Planet Hemp é uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, BNegão, Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau.
O grupo tem um explícito posicionamento a favor da legalização da cannabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências.
A banda nasceu de um encontro entre Marcelo D2 e Skunk no bairro do Catete, no Rio de Janeiro.
Marcelo, que, na época, era vendedor ambulante de camisetas de rock, usava uma camiseta da banda hardcore Dead Kennedys.
Skunk deu início a um diálogo, falando sobre música todo o tempo. Assim nasceu a amizade entre os dois.
Originalmente, a Planet Hemp era para ser uma banda de rock, mas nenhum dos dois sabia tocar um instrumento. Por isso, optaram pelo rap.
O nome da banda foi tirado da revista americana High Times, especializada em cannabicultura, ou seja, sobre o cultivo de maconha: hemp, em inglês, significa “cânhamo”.
Devido ao nome, anos mais tarde o grupo inteiro foi preso por fazer apologia às drogas.
O Planet Hemp não ficaria limitado musicalmente ao rap: logo, Rafael Crespo, Bacalhau e Formigão vieram se juntar a Marcelo D2 e Skunk, trazendo para o Planet Hemp guitarra, bateria e baixo, e fazendo com que as letras de rap de Marcelo e Skunk recebessem um ritmo totalmente novo e original, batizado pela banda como “Raprocknrollpsicodeliahardcoreragga”, devido à mescla entre a psicodelia das guitarras, o rap dos vocais e diversas outras influências musicais da banda.
Em apenas dois ensaios, compuseram seis músicas: “Puta Disfarçada”, “Phunky Budda”, “Terceiro Mundo”, “Porcos Fardados”, “A Culpa é de Quem?” e “Futuro do País”.
Esse foi o repertório do primeiro show do Planet Hemp, na noite de 24 de julho de 1993, no lendário Garage, tocando apenas para os amigos. Dali em diante passaram a fazer pelo menos um show por mês local.
Fotos: Reprodução.