O tambaqui (nome científico: Colossoma macropomum), também chamado de pacu vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade.
Um chef de cozinha brasileiro escolheu o peixe típico da região amazônica para disputar o “S. Pellegrino Young Chef Academy Competition”, em Nova Iorque (EUA). O tambaqui foi usado em um dos pratos apresentados por ele na competição.
Vitor Mendes, natural de Curitiba (PR), se mudou para os Estados Unidos ainda adolescente, revelou que o interesse pela gastronomia começou quando a mãe o colocou para trabalhar em um restaurante aos 15 anos.
Devido ao falecimento do seu pai, ele precisou retornar ao Brasil em 2020. Nesse momento, já apaixonado pela culinária, decidiu trabalhar e conhecer os Estados do país que ainda não conhecia, para explorar a culinária regional.
“Passei por vários lugares… Região Nordeste, Minas Gerais, Bahia, culturas muito ricas de culinária, mas quando eu cheguei na Amazônia, os peixes de lá, e as técnicas com a mandioca, foram, para mim, muito fascinantes.”, revelou.
Ingredientes amazônicos
Por ter se apaixonado pelos produtos da região, o prato principal do Vitor na competição tinha que ter os principais ingredientes do local: tambaqui e mandioca.
“Eu usei as farinha de Uarini, a de tapioca americana, de Bragança, farinha de mandioca normal. Fiz um pão de mandioca, molho de cogumelos Yanomamis, e o molho de tucupi…”, listou.
Vitor disputou a final regional, representando os Estados Unidos. O chef revelou que o júri local, formado por profissionais do Estados Unidos, se impressionou com o peixe escolhido por ele.
“Os sabores que eu trouxe para eles foi inédito.”, contou orgulhoso e satisfeito com o prato.