Torcedores do Coritiba que estiveram no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, no dia 6 de novembro, puderam comemorar não apenas a vitória diante do Flamengo por 1 a 0, que garantiu a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro para 2023.
O clube também aproveitou a data para inaugurar um novo ambiente inclusivo, destinado a pessoas com autismo e seus familiares.
Fruto de uma parceria entre o Coritiba e o Instituto ICO, o “Camarote de Acomodação Sensorial” foi construído com recursos obtidos por meio de um leilão beneficente, realizado em maio, além de doações de materiais feitas por empresas parceiras.
No leilão, foram vendidas as camisas utilizadas pelos jogadores do time na partida que garantiu a conquista do Campeonato Paranaense 2022.
Elas traziam na numeração as cores e a forma de um quebra-cabeça, símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e foram concebidas em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
“O camarote superou todas as expectativas. Como o valor arrecadado foi maior que o esperado, foi possível melhorar o projeto em todos os aspectos como a qualidade acústica, de iluminação e a acessibilidade. Estamos muito satisfeitos.”, afirmou Elyse Matos, fundadora do Instituto ICO.
“Estamos muito orgulhosos desse projeto. Sermos pioneiros entre os clubes do Brasil também nos orgulha, pois agora já podemos receber com todo carinho e conforto nossos torcedores com TEA. Afinal, independentemente de qualquer diferença, a paixão que nos une pelo nosso time é a mesma.”, disse Juarez Moraes, presidente do Coritiba.
Eliminar barreiras invisíveis
O objetivo do camarote é eliminar barreiras invisíveis que acabam por afetar as pessoas com TEA, como o barulho da torcida vibrando pelo time, fogos de artifício, a iluminação do estádio e a grande movimentação de pessoas, entre outras características comuns em partidas de futebol.
O ambiente tem condições acústicas, térmicas e de iluminação para garantir conforto e bem-estar à pessoa com autismo.
O tratamento acústico das paredes e do teto foi feito para reduzir ao máximo o nível de barulho no estádio, e a iluminação é personalizada, com luz indireta, proporcionando maior conforto visual.
Entre as empresas que contribuíram com a iniciativa estão: Cristal Engenharia, Daph Draw, Estrutural, Europa Esquadrias de PVC, Facilita Pais, Delivar de Mattos & Castor Advogados, Kapazi, LED Lâmpadas e Iluminação, P.B Castro Leilões, Pilar, PSV Auditoria e Consultoria, e Railbotic. O projeto foi doado pelos arquitetos Carla Mattioli e Maurício Pinheiro Lima.
O Coritiba informou que o número de vagas no novo camarote é limitado. Para utilizá-lo, é preciso reservar na semana do jogo.
Em breve, o Instituto ICO disponibilizará um número exclusivo para quem quiser garantir acomodação no espaço inclusivo.
Fotos: Reprodução.