A Pritt, apoiadora da educação e desenvolvimento de habilidades motoras, criativas e cognitivas das crianças, destinou, por meio da Fundação Fritz Henkel, cerca de R$ 60 mil à Associação Vaga Lume.
O investimento tem o propósito de apoiar as ações da organização que hoje atua em 22 municípios da Amazônia Legal, estimulando a leitura em crianças e jovens de comunidades rurais, e que está à frente da gestão de 86 bibliotecas comunitárias.
A campanha integra a plataforma global da Henkel “We Craft For Children”, no Brasil Nós Criamos Pelas Crianças, e está alinhada com a temática de Pritt do “Volta às Aulas: Aventura no Mar”.
O apoio no desenvolvimento de atividades educacionais na região amazônica impacta diretamente em mais de 2 mil crianças, que têm o ecossistema marinho como sua fonte de vida e inspiração.
As atividades da Vaga Lume, que agora contam com a parceria da Pritt no Brasil, promovem o acesso à leitura para o público infantil em todos os Estados da Amazônia Legal, além de promover o intercâmbio cultural entre crianças de comunidades amazônicas e de escolas e organizações sociais de São Paulo.
A ação social apresenta dois pilares de estímulos educacionais. Um deles envolve o fomento ao projeto na Amazônia Legal, que engloba 59% do território nacional e abrange os Estados da região Norte, além de parte do Mato Grosso e Maranhão.
A outra parte da campanha teve como objetivo apoiar oficinas para alguns participantes do Programa Rede em São Paulo, criado pela Vaga Lume para possibilitar um intercâmbio cultural entre os adolescentes da Amazônia e de São Paulo.
A Pritt desenvolveu materiais educativos para os participantes utilizarem no programa de trocas culturais com os colegas das comunidades amazônicas. Ao longo de um ano, as turmas se conhecem por meio de trabalhos trocados.
“A campanha deste ano mergulha no universo marinho para trazer de forma lúdica a importância da preservação dos mares, rios, biomas e toda cadeia ambiental. E essa mensagem bate muito mais forte nas crianças da Amazônia Legal.”, afirma Beatriz Negrão, gerente de marca e produto da Pritt, marca de adesivos escolares da Henkel.
“A ‘Aventura no Mar’ tem uma temática divertida com personagens como a tartaruga do mar, o polvo, o submarino e o caranguejo, conhecidos na vida dessas crianças, e é uma forma de fortalecer o hábito da leitura e aprofundar o conhecimento sobre a região em que vivem. Essa é uma iniciativa que promove a interação entre crianças de diferentes classes sociais e permite a troca de conhecimentos de formas interativa e educacional.”, completa Beatriz.
“A preservação do meio ambiente no território amazônico, que responde por mais da metade da área do país, passa pela formação de crianças e jovens conscientes de seus direitos. A fonte propulsora de transformação é o acesso à leitura. A Vaga Lume conta com parceiros como a Pritt para fortalecer bibliotecas na Amazônia Legal brasileira. Paralelamente, essa troca de experiências contribui para ampliar a visão de mundo e dar novas perspectivas de futuros possíveis.” explica Lia Jamra, diretora-executiva da Associação Vaga Lume, sediada em São Paulo.
A plataforma We Craft For Children é uma iniciativa global com a Pritt de vários países, inclusive o Brasil, que usa a criatividade e imaginação na criação de ações de responsabilidade social para melhorar a qualidade da educação dentro e fora da sala de aula em todo o mundo.
No ano passado, a marca Pritt lançou a campanha “Floresta Criativa”, que estimulou a criatividade infantil no desenvolvimento de animaizinhos feitos a partir de materiais recicláveis, fortalecendo conceitos importantes ao meio ambiente, como a reutilização, reuso e reciclagem.
Cada produção feita pelas crianças foi convertida em doação ao Instituto 5 Elementos, entidade sem fins lucrativos de São Paulo que promove programas e projetos ecopedagógicos e ações para a formação em educação com foco em sustentabilidade.
Em 2019, a Pritt doou, junto com a Fundação Fritz Henkel, R$ 170 mil ao Instituto Ayrton Senna para apoio a projetos educacionais da organização que beneficiam crianças e jovens das redes públicas de ensino de todo o País.
Nesse mesmo ano, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Henkel mobilizou 230 funcionários da empresa em contribuições mensais, diretamente descontadas da folha de pagamento mediante à adesão ao programa, para direcionar recursos à iniciativa “Presente Para o Futuro”.