Quando se trata de viagens, quem gosta de praias e natureza pode pensar automaticamente no Nordeste, mas na região Norte também é possível encontrar esses destinos.
Em Santarém, Oeste do Pará, Alter do Chão (foto capa), é um dos principais lugares visitados na região que atrai muitos turistas. Entretanto, o valor elevado das passagens desanima muitas pessoas. Mas em 2023, isso vai melhorar?
Tacio Leonardo Costa Dominguez explica que a expectativa para o cenário em relação a viagens no Brasil é bastante positiva.
“A expectativa é positiva, pois devemos ter um verão mais quente, além do fato de que a pandemia está numa fase controlada, o que favorece as viagens. Com o dólar ainda caro, os destinos domésticos são mais procurados pelos turistas. O Pará, assim como toda a região Norte, deve se beneficiar dessas condicionantes.” explicou.
A região Norte ainda é a menos visitada por turistas brasileiros. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), essa parte do País respondeu, em 2021, por apenas 1,3% do faturamento das agências de turismo.
No entanto, a perspectiva para a região é positiva, uma vez que mais pessoas se mostram interessadas em modalidades como turismo de natureza.
“Na minha opinião, os Estados precisam fazer um trabalho de divulgação para atrair turistas. A região tem um grande potencial, mas fica à sombra do Nordeste.”, pontuou o especialista.
Planejar a viagem é sempre a melhor opção. Em cima da hora, as passagens são mais caras. De todo modo, o turista, principalmente os que viajam a partir do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste, devem levar em consideração que os preços no Pará são mais em conta, ou seja, a passagem é só um item da viagem.
O consumo dentro do Estado, comparativamente a outros, é mais atrativo, sobretudo no que diz respeito à alimentação, serviços e souvenirs.
“É importante que a viagem caiba no orçamento. Então, avalia o quanto está disposto a gastar e procure um destino que não estoure o planejamento. Se for em família ou com amigos, negocie preços com hotéis e agências de viagens. A mesma dica vale para os passeios que for fazer no destino turístico. Além disso, pesquise na internet as atrações locais e os passeios disponíveis para não ser surpreendido negativamente ao chegar ao destino.”, pontuou Tacio Leonardo Costa.