Se você deseja passar suas férias em contato com a natureza, você não pode perder a oportunidade de conferir as belezas do Jalapão.
Localizado no Estado de Tocantins, o Jalapão não é um município, mas um Parque Estadual que fica ao Leste do Estado de Tocantins, a 300 km da Capital Palmas.
Dessa forma, o Jalapão faz divisa com os Estados da Bahia, Maranhão e Piauí. Devido esse parque ser muito grande, tendo cerca de 34 mil km², ele se concentra em maior parte nos seguintes municípios: Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix.
A região das Dunas do Jalapão possui uma vegetação bem característica e com pequenos fluxos de água. Além disso, existe um caminho já feito para chegar até o topo das dunas com segurança.
Vale lembrar que não é permitido que você vá até as beiradas da duna que fica perto das passagens de água, para evitar deslizamentos de areia.
Fervedouros
Ao total, você encontra nove fervedouros do Jalapão, sendo que todos possuem águas cristalinas. A boa notícia é que eles ficam um perto do outro e você poderá aproveitar para tirar lindas fotos.
Pedra Furada
Saindo da região de água, esse local recebeu esse nome devido ser uma grande rocha com buracos que foram esculpidos pela natureza ao longo dos anos.
A Pedra Furada chama atenção por causa da sua variedade de cores branco e vermelho, além do verde da vegetação que fica envolta da rocha.
Assim que você chegar no local do estacionamento, saiba que você vai ver apenas uma grande rocha, não sendo possível ver os buracos. Depois, você pode percorrer uma trilha para chegar até a pedra e tirar fotos lindas.
É muito comum encontrar vários turistas no final do dia para ver o pôr-do-sol, pois é possível tirar lindas fotos sentado no meio das pedras.
Sendo assim, a Pedra Furada fica a 35 km de distância da cidade de Ponto Alto do Tocantins. A estrada para chegar até esse ponto é de terra, então é recomendado ir em épocas do ano em que não esteja chovendo na região, como o mês de setembro.
Cachoeira da Formiga
Quando se trata de cachoeiras, o Parque do Jalapão possui várias, mas aqui iremos apresentar apenas as duas principais e mais bonitas.
Dessa maneira, a Cachoeira da Formiga é considerada uma das mais bonitas da região, isso porque sua água cristalina é na cor verde esmeralda.
Embora a cachoeira tenha uma pequena queda, você consegue realizar mergulhos para ver os peixes que ali nadam. Além disso, outra vantagem dessa cachoeira, é que a temperatura da água é perfeita para apaziguar o calor que faz na região do Jalapão.
Outra curiosidade sobre a Cachoeira da Formiga, é que ao mergulhar você consegue ver no fundo as pedras que dão o tom de azul à água.
Cachoeira da Velha
Já a Cachoeira da Velha possui uma queda de água maior e você pode apreciar sua beleza de vários ângulos. Essa cachoeira possui uma queda d’ água de 15 metros, além de ter cerca de 100 metros de largura.
A vantagem de visitar essa cachoeira é que você além de poder nadar, você ainda poderá aproveitar para praticar o rafting. E não para por aqui as vantagens, se você não gosta de atividades mais radicais, você pode passear pela passarela e ter uma vista panorâmica da Cachoeira da Velha.
Planejamento
Agora que você já conferiu as dicas dos principais pontos turísticos do Jalapão dadas pela Diego Tour, confira o planejamento de como chegar a esses locais.
Primeiramente, saiba que você deve ir na época do ano em que não esteja chovendo na região, pois caso contrário você não conseguirá aproveitar as maravilhas desses locais, principalmente as cachoeiras.
Por isso, o mais indicado é que você visite o Jalapão durante o mês de setembro, época mais seca e com temperatura agradável.
Para chegar até o Jalapão você pode ir de carro de Palmas até as cidades vizinhas. Na Capital, existem agências onde você pode alugar um carro e seguir viagem até os destinos escolhidos por você.
Quando se trata de estada, fique tranquilo que nas cidades próximas ao parque do Jalapão oferece estadias por preços acessíveis. Sendo assim, você pode escolher entre as cidades São Félix, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, por exemplo, sendo municípios que ficam perto dos pontos turísticos citados aqui.