A culinária gourmet é aquela que é feita de forma criteriosa, com produtos de qualidade, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada.
Cozinhar é uma arte envolvente, na qual todos os sentidos participam: Os aromas dos ingredientes sendo preparados, a visão de um prato bem montado, o som e as texturas de diferentes alimentos…
Todos interagindo para entregar uma experiência única, que pode desafiar, intrigar ou reconfortar aqueles que experimentam aquele prato.
Dentro do universo da gastronomia, existe um termo que hoje é amplamente utilizado, mas muitas vezes é mal interpretado: a palavra gourmet caiu em uso comum no mercado gastronômico, mas nem todos podem explicar exatamente o que significa esse conceito.
O que significa culinária gourmet?
O termo tem origem no idioma francês. Originalmente, era utilizado como um adjetivo para uma pessoa; ser um “gourmet” significava que aquela pessoa era uma grande conhecedora de bebidas, em especial de vinhos.
Com o tempo, o termo foi sendo apropriado para o uso da alta gastronomia, e passou a ser utilizado como uma descrição de um prato ou ingrediente feito de uma forma muito criteriosa, seguindo requisitos específicos da alta culinária.
Dessa forma, o conceito de gourmet passou a significar que aquele prato é preparado de maneira artística por profissionais estudiosos da área para criar uma experiência requintada.
O mesmo vale para produtos etiquetados como gourmets, ou seja, são produtos com qualidade premium, que, normalmente, são produzidos em menor quantidade ou pertencentes a marcas ou linhas luxuosas.
O gourmet não é excludente
Se engana quem acredita que o conceito de culinária gourmet é destinado apenas aos grandes restaurantes rodeados de críticos que servem pratos milionários.
Culinária gourmet não se trata apenas de utilizar ingredientes caros; pode-se criar um prato que utiliza trufas negras, um filé wagyu e folhas de ouro (será inclusive um prato bastante caro, com produtos de extrema qualidade), mas, sem ser feito com dedicação, disciplina e conhecimento, vai acabar apenas sendo um prato caro e sem alma.
Cozinhar é um ato de sociedade intrínseco no comportamento do humano desde a descoberta do fogo na Pré-História; os membros da tribo se juntavam ao redor das fogueiras para comer juntos, contar experiências, rir e lamentar sobre o dia ocorrido.
O ato de cozinhar significa levar carinho para aqueles que estão sendo alimentados, significa usar seu conhecimento para criar experiências, seja para acalentar ou intrigar os sentidos. Não se trata do valor do produto, e sim do valor que aquela experiência proporciona.
Qualquer um pode criar excelentes combinações para pratos gourmet, basta apenas estudar sobre o assunto, entender como funciona a simbiose entre os diferentes aromas e texturas, compreender a cultura envolvida na criação e execução daquele prato, contada por meio de seus ingredientes; existem milhares de vídeos, cursos gratuitos, pagos, faculdades inteiras que giram em torno desse assunto, basta apenas a fagulha da curiosidade para seguir esse caminho.
Não é preciso utilizar equipamentos luxuosos, um bom fogão 4 bocas, um forno bem regulado e um conjunto de utensílios padrão são mais que suficientes para introduzir qualquer um à arte da culinária gourmet.