O Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, retorna ao Brasil após sete anos.
O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Parque Maeda, em Itu, Interior de São Paulo.
Este é mesmo local das últimas edições em 2015 e 2016, quando recebeu mais de 150 mil pessoas vindas de 60 nacionalidades diferentes.
A expectativa para a edição de 2023 é receber 180 mil pessoas nos três dias do festival.
O retorno do festival ao Brasil é resultado de uma parceria entre o evento original da Bélgica, com a DC Set Group, organizadora, e a Beck’s, cerveja da Ambev, patrocinadora oficial do Tomorrowland Brasil 2023.
O retorno do Tomorrowland ao Brasil
Um dos motivos que levou o Tomorrowland a retornar ao País é o número de fãs que o evento tem nas terras brasileiras.
O Brasil é a segunda nacionalidade com mais seguidores do Tomorrowland, é o segundo maior País do Facebook e Instagram e o maior no YouTube.
Nas primeiras 24 horas após anúncio da retomada do festival no País, o site oficial do Tomorrowland teve mais de 400 mil inscritos.
Além disso, o post feito pelo festival no Instagram anunciando a volta ao País alcançou 3,1 milhões de perfis, maior do que o próprio anúncio do festival na Bélgica, que teve um alcance de 2,5 milhões.
“Os fundadores belgas tinham o que chamam de uma ‘unfinish story’ com o Brasil. Então, eles sentiam que tinha algo inacabado aqui, que demandava o retorno.”, explica o CEO da DC Set Group, Rodrigo Mathias.
O executivo ainda conta que o evento pretende se perpetuar ao longo dos anos no calendário brasileiro de festivais.
A relação do Tomorrowland com as marcas
A paixão dos fãs pelo festival, que pode ser notada por meio das redes sociais, se mostra como uma boa oportunidade para as marcas ativarem seus passion points.
Além de música, o festival, movido por storytelling, conta com diversos espaços que podem ser ativados pelas marcas.
Um deles é o Dreamville, espaço que hospedará 15 mil pessoas dentro do festival, onde as marcas podem promover um supermercado, uma farmácia, uma lavanderia, restaurantes e até mesmo promoções para o público.
Ao contrário de muitos festivais, a criação das ativações das marcas no Tomorrowland é feita a quatro mãos entre o time da marca patrocinadora e o time criativo da Bélgica em um único desafio: “Como integrar a marca a um sonho”.
“Vai muito por esse caminho de integração do sonho, porque, de fato, aquele consumidor que está ali no Tomorrowland faz parte da experiência. Na verdade, o que construímos nada mais é do que a infraestrutura, o ambiente para que aquela magia aconteça, mas a magia é feita pelas pessoas que estão ali e elas todas têm uma conexão específica.”, ressalta Mathias, CEO da DC Set Group, organizadora do evento no Brasil.
Transmissão do Tomorrowland Brasil 2023
Além das 180 mil pessoas esperadas no evento presencial, o festival será transmitido ao vivo para todo o mundo por meio de uma transmissão multiplataforma com players que serão anunciados em breve.
Também está prevista uma série de conteúdos especiais que passam por música, entretenimento, gastronomia, moda e outros, proporcionando ao público se conectar com o Tomorrowland ao longo do ano, indo além dos três dias do festival.
Tomorrowland 2023: um festival digital
Com o passar dos anos e a consolidação da internet, o festival foi ganhando novos contornos no digital.
Em 2012, na sua oitava edição, dois milhões de pessoas visitaram o site do Tomorrowland, na esperança de conseguir um ingresso.
Apesar disso, esse número foi dez vezes maior do que o de ingressos disponíveis.
Também foi em 2012 que o festival criou o seu próprio canal no YouTube, transmitindo sets de DJ, entrevistas e bastidores.
Isso mudou, de fato, os paradigmas do alcance do festival. Ao todo, mais de oito milhões de pessoas assistiram ao Tomorrowland pela plataforma de vídeos do Google.
O Tomorrowland fora da Bélgica
O festival foi crescendo tanto ao longo dos anos que, em 2013, expandiu suas fronteiras para além da Europa.
Nesse ano, a ID&T, empresa responsável pela organização do Tomorrowland, realizou a edição do festival fora da Bélgica.
Batizado de TomorrowWorld, o evento aconteceu em Chattahoochee Hills, Atlanta, Estados Unidos, e contou com 140 mil pessoas.
Mas, foi em 2015, que o Brasil foi escolhido para sediar o evento. O festival aconteceu no Parque Maeda, em Itu, interior de São Paulo, Brasil.
O sucesso foi tamanho que o Tomorrowland retornou às terras brasileiras para uma segunda edição no ano seguinte.