A “Marca Brasil” vai voltar a ser utilizada pelas agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional.
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) retomam a utilização da antiga logo que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019.
A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental.
Mato Grosso do Sul participa do processo de reconstrução da marca, inclusive, com a exibição da mesma na Morada dos Baís, em Campo Grande, e na Praça Central, em Bonito.
A retomada da marca, abandonada durante alguns anos, foi feita em cerimônia realizada em Brasília (DF) na semana passada.
Entre os participantes, o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, falou sobre a simbologia do relançamento da Marca Brasil.
“Significa muito para a retomada do Brasil enquanto destino turístico internacional, competitivo, que tem diversidade, que preserva sua natureza. A Fundtur-MS tem utilizado a Marca Brasil há muitos anos, mesmo quando a gestão nacional anterior lançou uma nova.”, frisa Wendling, completando em seguida.
“Então, mantivemos o uso da Marca Brasil por entender o processo de construção dela lá em 2005, dentro do Plano Aquarela. Ficamos muito felizes que ela foi relançada, e, junto com ela, novas ações e um redesenho e reposicionamento das estratégias de promoção do Brasil no mercado internacional. Tenho certeza que Mato Grosso do Sul vem como um dos destinos fortes e vamos participar dessa reconstrução junto com a Embratur. É um novo momento para o turismo brasileiro.”, enaltece o titular da Fundtur.
Valorizar as cores do Brasil
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela.
A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.
O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
Uso comercial
A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a Apex Brasil.
No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.