A Esquadrilha da Fumaça divulgou as primeiras cidades e datas de apresentações de 2023.
A turnê nacional começa com três cidades do Paraná, que receberão os sete A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial do time.
A cidade de Telêmaco Borba, receberá a apresentação da Fumaça no dia 17 de março, que ocorrerá no Centro de Eventos e começará pontualmente às 16h.
No dia seguinte, sábado, os Super Tucanos fazem show no Aeroporto de Paranaguá, também às 16h.
Por fim, a cidade de Pinhais encerra as três primeiras demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.
O espetáculo aéreo será no Parque das Águas, às 15h. O EDA divulgará em breve novas datas para a temporada 2023 de shows aéreos.
É importante ressaltar que as apresentações começam exatamente no horário agendado.
O ano de 2022 marcou o ano de retomada das apresentações doa EDA após uma pausa de dois anos por causa da pandemia.
O ano também teve como destaque o uso da fumaça colorida nos A-29 Super Tucano, algo que foi visto pela última fez ainda com os T-27 Tucano.
Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro.
Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como “Loopings” e “Tounneaux” com duas aeronaves.
Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves, e, finalmente, com quatro.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas.
Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da Praia de Copacabana.