Após realizar turnê por Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai), Porto Alegre (RS) e Curitiba, em 2022, o Grupo Fato irá levar, ao longo deste ano até abril de 2024, o show do seu mais recente trabalho, Claro_Movimento, para nove cidades do Paraná.
Além da Capital, estão na rota: União da Vitória, Rio Negro, Paranavaí, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel e Medianeira.
O primeiro show da mais nova turnê será em casa, em Curitiba, dia 18 de março, às 20h, no Sesc da Esquina.
A participação especial será do escritor e compositor Luiz Felipe Leprevost. Os ingressos com preços populares já estão à venda pela plataforma Sympla.
Claro Movimento, produzido por João Cavalcanti, é o nono álbum do Grupo lançado nas plataformas digitais em abril de 2020, no início da pandemia de Covid-19.
A pré-estreia do show que marcou o lançamento oficial do trabalho foi em março de 2022, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba.
“A experiência da turnê por países da América Latina mostrou a força universal da linguagem musical do grupo. O que mais chamou a atenção do público dos países vizinhos foram os tamancos e a Tamancalha, nossos instrumentos de percussão, bem como a nossa originalidade. Todo mundo queria saber onde nos enquadramos nesse universo musical.”, comenta o músico Ulisses Galetto, presente no grupo desde a primeira formação, em 1994.
“Foi uma experiência incrível poder levar nossa música para outras culturas, outras escutas. O público foi muito receptivo.”, complementa a mais nova integrante Andrezza Prodóssimo.
O repertório do show, que tem duração aproximada de 75 minutos, traz 11 canções do novo álbum e outras quatro que marcaram os 29 anos de trajetória do Grupo, como: Raiz (Próximo – 2014); A Casa do Ar (Fato da Tamancalha ao Sampler – 2012); Istmo, Valadares (Oquelata Quelateje – 2000) e De (Fato – 1995). Além de uma música inédita, que reverencia os índios Nambiquara.
Em cada cidade o show também contará com a participação de um artista local.
Em Curitiba, o Fato irá dividir o palco com o escritor Luiz Felipe Leprevost, atual diretor da Biblioteca Pública do Paraná.
“O LF, como a gente brinca de chamá-lo, é um amigo querido que já fez diversas participações com poemas, parcerias e composições em outros discos do Fato. Neste show, em Curitiba, vamos cantar duas músicas com ele e fazer também uma versão intimista para a canção “Tristeza”, uma parceria que foi gravada no álbum “Próximo” de 2014. E a grande surpresa será um poema inédito dele que musicamos e construímos um arranjo coletivo, especialmente para esse show no Sesc da Esquina.”, adianta o guitarrista Daniel Fagundes.
Essa troca com outros artistas sempre foi uma busca do grupo: em 2008 produziram o show “Balaio de Fato”, no Paiol, com Arthur de Faria (RS), Antonio Saraiva (RJ), Siba (PE) e Maurício Pereira (SP).
Em 2009, no show “15 Anos de Fato”, também no Paiol, reuniram todos os ex integrantes do Grupo em um show comemorativo.
Em 2014, em circulação pelo Interior do Paraná contavam em todas as apresentações com artistas locais convidados.
No ano seguinte, dividiram a cena com artistas de renome nacional como Pedro Luís, Maurício Pereira, João Cavalcanti e Alexandre Nero, antigo integrante da banda.
“A ideia é que aconteça uma interação total do artista convidado com o show, ele não vem apenas apresentar seu repertório, vamos acompanhá-lo,criar arranjos juntos e trocar impressões sobre o nosso trabalho e o dele. E isso vai exigir ensaios para criar sintonia. Nosso objetivo com a turnê é estreitar e amadurecer ainda mais o contato com os artistas do estado e como público que ainda não nos conhece.”, vislumbra Grace Torres, tecladista e
uma das fundadoras do Fato.
“Vai ser incrível, somos amigos e parceiros há muito tempo, ter a possibilidade de estar no palco, desta vez, cantando com eles é muito especial. Considero o Fato uma das bandas mais importantes da música paranaense e também referência nacional no cenário da MPB, devido a sua proposta singular.”, comemora Leprevost.