Segundo relatório do Global Wellness Institute, o turismo de bem-estar, que compreende o turismo do sono, deve faturar US$ 1,3 trilhão até 2025.
Há quem diga que sai mais cansado das férias do que quando entra nelas. Foi, precisamente, pensando nesta condição que o turismo do sono se tornou uma tendência, que a pandemia “teve o condão” de fazer crescer ao alertar para a importância do bem-estar físico e mental.
Viajar para melhorar os hábitos de sono é uma ideia que primeiro estranha-se, depois entranha-se. A verdade é que existem hotéis espalhados em todo o mundo, em que o principal objetivo é manter o sono no centro da experiência do turista.
Turismo do sono já ouviu falar?
Estas unidades hoteleiras oferecem estadas que promovem o descanso, para que as pessoas consigam fazer algo tão simples como: dormir.
O que não é assim tão simples para a grande parte dos portugueses, segundo o estudo divulgado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A SIC Notícias falou com dois hotéis portugueses que apostam em serviços e experiências a pensar no melhor sono que os seus hóspedes podem ter.
Cada um com as suas características, mas ambos com o mesmo objetivo: fazer com que as pessoas se sintam nas nuvens enquanto dormem.
“Um hotel do sono é um espaço integralmente pensado para reduzir a ansiedade, criando todas as condições e o ambiente perfeito para dormir bem e relaxar. A receita pode parecer simples, mas há toda uma preocupação que a sustenta: priorizar o absoluto bem-estar do hóspede, corpo e mente.”, explicou o Hästens Sleep Spa, um hotel do sono, localizado no coração da cidade de Coimbra.
O que procuram os turistas de sono? “Descobrir os benefícios que uma boa noite de sono lhe pode proporcionar.” e “A promessa de que acordam absolutamente revigorados e querem justamente ter a oportunidade de experienciar um sono ímpar.”, contou o Hastens Sleep Spa.
“A grande protagonista da experiência é a cama”
Enquanto há hotéis que usufruem de tecnologia e da inteligência artificial para “ajustar o suporte corporal e a temperatura ambiente para manter um sono profundo”, o Hastens Sleep Spa aposta numa solução natural.
Este é o único hotel do mundo em que todos os quartos têm camas Hastens. A marca de camas é a mais prestigiada em todo o mundo por ser produzida exclusivamente com materiais naturais e são integralmente feitas à mão, por artesãos.
Os hóspedes querem “Sentir a diferença que faz dormir numa cama na qual não sentem o peso do seu corpo e dormem como se estivessem numa nuvem, porque a cama garante que todo o corpo relaxe ergonomicamente apoiado e sem pontos de pressão.”, garantiu o Hastens Sleep.
Além da cama, também a almofada conta. Pelo que, o hotel, localizado em Coimbra, dispõe de “um menu de almofadas” da mesma marca para que os hóspedes possam escolher a que melhor se adapta às suas preferências e necessidades, com mais ou menos volume, maior ou menor densidade, mais ou menos firmeza, ajudando-os a respirar melhor.
O hotel dispõe ainda de vídeos exclusivos para que os hóspedes se aconselhem com uma especialista do sono sobre como dormir melhor.