“Um brinde ao dia mais verde do ano” é um projeto de trade marketing desenvolvido para a marca Heineken e idealizado para ser executado em bares exclusivos do Grupo Heineken no Brasil.
Criado para celebrar as festividades de St. Patrick’s Day nos bares pelo país, o objetivo da ação neste ano foi de expandir a ótica do “Dia verde” para a esfera da sustentabilidade, que faz parte do propósito da marca Heineken e se materializa com a plataforma Green Your City.
“A campanha, que acontece todos os anos no dia 17 de março, é uma das mais comemoradas e esperadas, tanto para o consumidor, quanto para os proprietários dos pontos de venda. Estamos transformando a forma de celebrar com responsabilidade, e, em conjunto com o time de marketing e com a Agência Onzex, moldamos o projeto ano a ano para conscientizar o público consumidor da Heineken sobre a importância de pensar cada vez mais verde, inclusive em momentos de diversão.”, afirma Eloá Barbi, líder de trade marketing do Grupo Heineken no Brasil.
“Além da parte sustentável nos bastidores da campanha, levamos esse movimento para as mesas dos bares, produzindo materiais como ecocopo e bolachas feitas de papel semente (descartou – plantou). Como as sementes eram sortidas, a única forma de saber o que nasceria era plantando, o que despertou curiosidade e boa aceitação do público.”, completa a profissional, que desde 2018 gerencia nacionalmente essa campanha e tem colaborado para a transformação na forma de celebrar o St. Patrick´s Day, acrescentou.
A inclusão dos proprietários dos pontos de venda e dos consumidores na ação foi essencial para que o objetivo final seja alcançado.
A agência Onzex criou espaços que foram pensados para propiciar momentos de interação com o plantio das bolachas de papel semente.
No Bar Aurora, em São Paulo (SP), foi instalado um mobiliário no qual os consumidores puderam plantar as bolachas ali mesmo, deixando um legado para o estabelecimento.
Já no caso do bar Flannigan’s, em Londrina (PR), todas as bolachas plantadas pelos consumidores em um mobiliário especial foram replantadas na horta que fica no fundo do bar.
A ideia é utilizar os temperos e hortaliças que nascerão dessas bolachas nos pratos e drinques da casa, assim que florescerem.
Trilhar esse caminho mais verde envolveu a compensação de toda a emissão de CO² oriunda da logística e produção de materiais.
Serão plantadas 246 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em parceria com a Aguama.
Além disso, parte das entregas de materiais foi feita com carros elétricos e bicicletas.
A Heineken e a Onzex eliminaram do projeto materiais que não são recicláveis e fizeram parcerias com ONGs e empresas locais de reciclagem para coleta e descarte correto dos materiais após o período da campanha.
“Projetos como o Um Brinde ao Dia Mais Verde do Ano são exemplos de como fazer a diferença. A identificação com uma marca pode ficar ainda mais forte quando ideais e princípios se encontram.”, conclui Eloá.