O Teatro do Paiol tem dois shows diferentes agendados para o final de semana. No sábado, dia 22 de abril, o grupo curitibano Rosa Armorial apresentará o show “Becos”, que contará com um repertório totalmente autoral, mesclando elementos eruditos, populares, acústicos e eletrônicos da música brasileira.
Já no domingo, dia 23 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Choro, o Paiol receberá o grupo Choro e Seresta, que está celebrando seus 50 anos de atividades, e prestará uma homenagem ao compositor Waldir Azevedo no centenário de seu nascimento. O grupo contará com a presença de vários convidados especiais.
O Teatro do Paiol reabriu recentemente suas portas após uma reforma que durou um ano. Desde a reabertura, já recebeu vários shows, incluindo as Pérolas Negras, Áurea Martins, Mary Galvão, Maro e Zudizilla.
Teatro Paiol:
Construído em 1874 pelo Exército Brasileiro, este edifício de formato circular segue o estilo arquitetônico romano. Originalmente, era utilizado como arsenal de pólvora e munições da cidade de Curitiba, substituindo o antigo localizado no bairro Bacacheri, que ficava próximo de áreas habitadas da cidade. No entanto, pouco tempo depois, passou a abrigar depósito de explosivos e inflamáveis da prefeitura local.
Na década de 1910, o Exército proibiu a utilização do local para armazenamento de quaisquer produtos suscetíveis de causar explosões. Então, em 1917, a prefeitura de Curitiba o transformou em arquivos para documentos municipais e, mais tarde, foi convertido em uma das sedes da secretaria de obras para pavimentação de ruas.
Fotos Reprodução